Câmara de Valongo aprovou orçamento para 2014

| Norte
Porto Canal / Agências

Valongo, 06 jan (Lusa) - A Câmara de Valongo aprovou hoje, em reunião do executivo, o orçamento camarário para 2014, com os votos favoráveis do PS, um contra da CDU e quatro abstenções dos vereadores do PSD.

O presidente da Câmara, José Manuel Ribeiro, lembrou que "o orçamento espelha a realidade de Valongo", explicando ainda que "não existe grande margem de manobra para grandes intervenções".

"A preparação deste orçamento foi um exercício de realismo, porque não há dinheiro. É feito, essencialmente, com base em pequenas intervenções, visto que com a margem que temos para investimento, cerca de 5%, não podemos ir mais longe. Este é um ano de planeamento e, como tal, o que está previsto no orçamento é o que podemos fazer", começou por afirmar o presidente.

Este valor do investimento é justificado pelo autarca com resultado da "adesão da Autarquia ao PAEL, ao qual está subjacente o cumprimento de um Plano de Ajustamento Financeiro, que condiciona de forma radical a margem de atuação do executivo camarário", limitando os níveis de execução orçamental da despesa do município nos próximos exercícios económicos.

"O orçamento deste ano está ainda mais comprometido devido à diminuição das transferências da Administração Central para as autarquias no Orçamento de Estado para 2014, no valor de 256.871 euros", explicou ainda o presidente.

José Manuel Ribeiro anunciou ainda alguns projetos que contemplam o orçamento, admitindo, no entanto, que "são questões fundamentais e que precisam de resolução".

"A nossa preocupação está em manter as condições para que seja possível continuar a apoiar as instituições que precisam da ajuda da câmara. No entanto, o nosso montante de investimento é inferior a 5%. Mesmo assim, vamos tentar resolver vários problemas, e fazer intervenções que consideramos necessárias", disse o autarca.

José Manuel Ribeiro exemplificou: "Estamos em contacto com várias entidades para que Valongo passe a ter uma pista de atletismo. A hipótese é que seja em Sobrado. Na área da cultura, vamos reforçar o apoio ao Entretanto Teatro para continuar a promover o MIT Valongo - Mostra Internacional de Teatro, bem como apoiar a feira do Pão e a do Biscoito".

Os vereadores do PSD, que se abstiveram, afirmaram que "este não é um orçamento robusto".

O montante global do orçamento é de 32.498.757 euros, o que representa uma redução de 22,54 por cento em relação a 2013.

JYA // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Carro consumido pelas chamas em Arcos de Valdevez

Um veículo ligeiro foi tomado pelas chamas, ao início da tarde desta quarta-feira, no IC28 junto à saída de Paço em Arcos de Valdevez, informa os Bombeiros Voluntários daquela região numa publicação na rede social de Facebook.

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã.