Um ferido ligeiro em Ovar por andar a "ver o panorama" no Furadouro

| Norte
Porto Canal / Agências

Ovar, 06 jan (Lusa) - Os Bombeiros Voluntários de Ovar tiveram hoje que encaminhar para o hospital da Feira um homem que, por "andar a ver o panorama" da agitação marítima na praia do Furadouro, foi derrubado por uma onda e sofreu ferimentos ligeiros.

Segundo revelou à Lusa o comandante da cooperação, Carlos Borges, em causa está um homem de 43 anos com "ferimentos simples como arranhões e pisaduras por causa do embate contra uma pedra", que se verificou por volta das 18:30.

"Não foi nada de grave, mas só por sorte", garante esse responsável. " As pessoas andam ali na marginal a ver o panorama e não percebem que, além do risco que correm, ainda nos dificultam mais a vida a nós", realça o bombeiro.

Carlos Borges critica a postura típica desses observadores "sem nada melhor para fazerem" porque o seu comportamento representa, em primeiro lugar, uma proximidade perigosa ao mar, na medida em que "as ondas são imprevisíveis e a qualquer altura, sem ninguém estar a contar, deitam um homem ao chão como se nada fosse".

O comandante avisa que, por esses riscos físicos, a permanência de populares na marginal representa ainda trabalho acrescido para os bombeiros, "que já andam cheios de trabalho a bombear água, a tratar de inundações e a acudir às pessoas que têm água em casa", pelo que dispensavam "mais esta preocupação com situações médicas que se podiam perfeitamente evitar".

Para o adjunto do comando José Paulo Marques, há ainda duas outras agravantes: que esta negligência se verifique por parte de adultos que "já tinham idade para ter juízo" e que a situação se verifique nas zonas em que a circulação de pessoas já está interdita.

"Andámos nós a criar ali uma zona de interdição para depois ninguém lhe ligar nenhuma", desabafa o bombeiro. "Agora há um que leva um susto, mas daqui a uns dias já ninguém se lembra, voltam a fazer o mesmo e depois, se um dia destes o mar os levar, já não vão a tempo de aprender", conclui.

AYC // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Centro Geriátrico vai nascer em Rio Tinto para apoiar cerca de 150 utentes

Vai nascer um Centro Geriátrico em Rio Tinto, Gondomar, junto ao Centro Social de Soutelo, também naquela freguesia. A obra é uma aguardada há quase duas décadas e vai ter a capacidade e apoiar até 150 utentes. O Centro Social de Soutelo ajuda atualmente quase 200 idosos, em espaços localizados em Rio Tinto e em Campanhã, no Porto.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.