Politécnico de Bragança quer levar turistas a casa das avós transmontanas

| Norte
Porto Canal com Lusa

Bragança, 05 jan (Lusa) -- O politécnico de Bragança quer levar os turistas a visitarem a casa das avós transmontanas, através de um novo projeto que vai ser testado no Dia de Reis, numa aldeia de Vinhais, divulgou hoje a instituição.

"Viva@vó" ou "Viver na Casa da Avó" é o nome do projeto da Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo (EsACT) de Mirandela, que pretende criar no meio académico um novo produto turístico para as aldeias do distrito de Bragança, que permita aos visitantes entrar nas casas dos seus habitantes e usufruir de uma experiência diferente.

Um primeiro "evento piloto" arranca no sábado na aldeia de Agrochão, em Vinhais, e inclui cantar dos Reis, jantar na escola primária e animação cultural, como divulgou hoje a escola promotora.

A ideia surgiu da experiência de "viver na Casa da Avó, que muitos recordam com saudades", de acordo com a explicação do diretor da escola, Luís Pires.

"No fundo, as 'avós' desses lugares irão abrir as portas do seu lar para receber todos aqueles que queiram ouvir estórias, relatos, lendas e oferecer uma refeição com os sabores e de acordo com as receitas mais genuínas da região", concretiza.

O que se propõe "é um momento de partilha em torno do misticismo, fascínio e ternura que os mais velhos proporcionam".

O projeto é financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e, "além da dinamização do turismo, pretende, de forma mais científica, a recolha de elementos culturais, nomeadamente memória de usos e costumes, gastronomia, etc., de forma a perdurarem no tempo".

Simultaneamente, a escola superior pretende estudar "o impacto desta nova dinâmica junto das populações de reduzida densidade, valorizando elementos do património, contribuindo para o combate à desertificação das aldeias e atenuando, de alguma forma, a solidão dos idosos".

Numa vertente mais comercial, o projeto quer também contribuir para "fomentar a preservação, produção e o escoamento de produtos locais".

HFI // LIL

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Carro consumido pelas chamas em Arcos de Valdevez

Um veículo ligeiro foi tomado pelas chamas, ao início da tarde desta quarta-feira, no IC28 junto à saída de Paço em Arcos de Valdevez, informa os Bombeiros Voluntários daquela região numa publicação na rede social de Facebook.

Braga e Aveiro entre os distritos com menos limpeza de terrenos

Santarém, Castelo Branco, Braga, Coimbra e Aveiro são os distritos onde se registaram mais incumprimento da limpeza de terrenos florestais, entre 2019 e 2023, informou esta quarta-feira a Guarda Nacional Republicana (GNR).