Sonae Indústria recebe oferta por fábricas em França que põe em causa 38 postos em Paris

| Economia
Porto Canal / Agências

Maia, 06 jan (Lusa) -- A Sonae Indústria anunciou hoje ter recebido uma proposta de compra das unidades fabris de Auxerre e Le Creusot, o que põe em causa, caso o negócio se concretize, 38 postos de trabalho nos serviços centrais de Paris.

Em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Sonae Indústria informou "que a sua participada indireta Isoroy SAS recebeu da Kronospan uma oferta de aquisição do negócio e dos ativos das unidades de Auxerre e de Le Creusot localizadas em França, incluindo a transferência de todos os empregados afetos aqueles negócios", 207 no total, sem que haja portugueses no conjunto.

No entanto, como explicou à Lusa fonte oficial da Sonae Indústria, o negócio, ainda em fase inicial, também terá impacto sobre os serviços centrais localizados em Antony, Paris, que empregam 64 pessoas, com algumas a serem transferidas para as duas outras fábricas que a empresa mantém naquele país, enquanto 38 postos de trabalho "poderão estar em causa" com a passagem de serviços para a Maia.

"A Isoroy SAS iniciou o processo de informação e consulta dos representantes dos seus trabalhadores relativamente à potencial transação, bem como em relação ao subsequente processo de redimensionamento dos escritórios centrais localizados em Antony, Paris", acrescentou a Sonae Indústria no comunicado enviado à CMVM.

A mesma fonte da empresa salientou que as informações estão num estado ainda "prematuro", dependendo da evolução do processo negocial.

Com a eventual venda das unidades de Auxerre e Le Creusot, a Sonae Indústria mantém em França duas outras fábricas, em Linxe e Ussel.

TDI // VC

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Com Páscoa à porta, preços do cacau atingem máximos 

O preço do cacau nos mercados internacionais disparou 150% desde o início do ano e tocou pela primeira vez os 10.000 dólares por tonelada, mas há dúvidas que o pico tenha sido atingido, segundo os analistas consultados pela Lusa.

Vai trabalhar no feriado? Pode ter direito a compensação adicional

Na sexta-feira Santa, no dia 29 de março, é comum associar-se à ideia de descanso para muitos. Contudo, quanto à compensação pelo trabalho realizado neste feriado, a resposta não é simples e direta, mas sim variável conforme as circunstâncias individuais.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.