Portugal com "importantes apoios" para eleição para Conselho dos Direitos Humanos da ONU - Governo

| Política
Porto Canal / Agências

 

Lisboa, 06 jan (Lusa) - Portugal já garantiu "importantes apoios" para a sua eleição para o Conselho dos Direitos Humanos das Nações Unidas, um objetivo em que o Governo está "fortemente empenhado", anunciou hoje o ministro dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete.

"Uma das nossas principais prioridades neste novo ano será a eleição de Portugal para um lugar no Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas, para o triénio 2015-2017, objetivo no qual estamos fortemente empenhados e para o qual garantimos já importantes apoios", disse o governante, na sessão de abertura do Seminário Diplomático, que reúne os embaixadores portugueses, em Lisboa, hoje e na terça-feira.

No quadro da ONU, defendeu a continuação do trabalho "que o Conselho de Segurança se reorganize e se torne mais eficiente", acrescentando que o alargamento do estatuto de membro permanente ao Brasil e à Índia "constitui um dos elementos importantes dessa reforma" que tem o "apoio persistente" de Portugal.

Por outro lado, o Governo irá "acompanhar com particular atenção a temática do Direito do Mar e dos Oceanos, atendendo à proposta de extensão da plataforma continental para além das 200 milhas marítimas, já submetida à Comissão de Limites da Plataforma Continental das Nações Unidas", disse Machete.

No plano europeu, acrescentou, estabeleceu como prioridade para este ano a elaboração de uma Estratégia Europeia de Segurança Marítima, que proporcione maior capacidade à União Europeia para lidar com os novos desafios de segurança no mar.

A diplomacia do mar é, aliás, "uma área de crescente interesse internacional, que exige a Portugal uma postura proativa na defesa e valorização desse património único", salientou.

Ainda no âmbito das organizações internacionais, Portugal "reafirmará em Cardiff [na cimeira da NATO, em setembro deste ano] a vitalidade do vínculo transatlântico e defenderá a ambiciosa agenda de transformação da Aliança, incluindo a valorização da política de parcerias e de segurança cooperativa".

JH // PJA

Lusa/fim

+ notícias: Política

Primeiro-ministro em Cabo Verde na primeira visita fora da Europa

O primeiro-ministro inicia, este sábado, uma visita a Cabo Verde, a primeira fora da Europa, tendo prevista a assinatura de um memorando de entendimento com o seu homólogo cabo-verdiano para criar uma linha especial de microcrédito para empreendedores.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".