Dezenas mergulham na praia de Matosinhos para começar 2018

| Norte
Porto Canal com Lusa

Dezenas de pessoas quiseram hoje começar o ano de 2018 com um mergulho no mar na praia de Matosinhos, porque é tradição ou uma nova experiência, para limpar o corpo e a alma de 2017 e porque a água até não estava “assim tão fria”.

“O mar é renovador de energia e é uma forma de começar o ano em grande forma”, contou Tânia Leandro, 36 anos, depois do primeiro mergulho na água que estava “ótima” e o mar “calmo”, apesar de alguma ondulação.

O alerta amarelo do Instituo Português do Mar e da Atmosfera, por causa das ondas de quatro a cinco metros, e os avisos da Autoridade Marítima Nacional não demoveram dezenas de corajosos que, com um mergulho no mar, quiseram começar o novo ano, sob o olhar atento de duas equipas do Sistema de Salvamento Balnear de Matosinhos.

Para o mergulho começaram a chegar à praia a partir das 10:00, até porque havia um evento criado na rede social Facebook para o efeito, embora nem todos se conhecessem.

Escolheram o melhor sítio para pousar a toalha e tirar a roupa e seguiram em corrida para a água do mar que até “está boa”. Um, dois mergulhos, algumas gargalhadas, tiraram uma ‘selfie’ e regressaram à toalha rapidamente para secar e vestir, até porque, com o vento, “está mais frio cá fora”, disseram.

“Está melhor dentro de água que cá fora”, confessou Anabela Sampaio, 42 anos, que, com um grupo de amigas, foi pela primeira vez à praia de Matosinhos pela “experiência e aventura” e porque este “batismo” é a melhor forma de “começar o novo ano com resoluções novas e vida nova”.

Fazer coisas novas e “sair da zona de conforto” foi também o que levou Isabel Abreu e Raquel Pires até ao mar este ano pela primeira vez, tal como Isaura Costa que foi para fazer “companhia” a um grupo de amigos e até pensou que a água “ia estar mais fria”.

José Lopes, 43 anos, tem tido alguns “contratempos e azares” e, por isso, pela primeira vez, quis que 2018 arrancasse para um “novo ciclo” na água que, disse, “está ótima”.

Pela terceira vez, Ana Lopes regressou à praia de Matosinhos pela "tradição" de começar o ano no sítio que mais gosta, acompanhada de um grupo de “amigos e amigos de amigos” que assim, em “ambiente de convívio”, partilham a “aventura” do primeiro mergulho do ano.

A Autoridade Marítima Nacional (AMN) aconselhou a população que se abstenha de atividades ou passeios junto à costa e os tradicionais banhos de final do ano, devido às previsões de ondulação forte até à próxima terça-feira.

+ notícias: Norte

As imagens do carro que se despistou durante fuga policial em Matosinhos

Um jovem de 24 anos foi detido pela Divisão de Trânsito da PSP do Porto, na manhã desta sexta-feira, em Matosinhos, após uma perseguição policial, avançou o Correio da Manhã. O jovem ao perceber a presença dos agentes da polícia, fugiu a alta velocidade, adotando uma condução perigosa.

Detido suspeito de esfaquear duas pessoas numa estação de metro em Gaia

A Polícia Judiciária deteve esta sexta-feira, um homem de 22 anos suspeito da agredir duas pessoas em General Torres, na passada quarta-feira, tal como avançou o Porto Canal.

Nova ponte em Paços de Ferreira já tem data de abertura à circulação

Paços de Ferreira, no distrito do Porto, vai abrir à circulação rodoviária, no dia 25 de abril, o novo viaduto sobre o rio Carvalhosa, uma obra que custou cerca de 1,66 milhões de euros, segundo a autarquia local.