Privatização da TAP "na frente da agenda" do Governo -- secretário Estado

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 06 jun (Lusa) -- O secretário de Estado dos Transportes afirmou hoje que o Governo tem uma "vontade firme" de "continuar a pôr na frente da agenda" a privatização da TAP, mas que o avanço no processo aguarda um novo decreto-lei.

A falar aos jornalistas à margem da apresentação do projeto do novo terminal de cruzeiros do Porto de Lisboa, Sérgio Monteiro foi questionado sobre o que representava, no quadro das intenções do Governo de privatizar a TAP, a visita a Portugal, no dia 10 de junho, da Presidente do Brasil, Dilma Rousseff.

"A vinda de Dilma Rousseff representa a vontade firme que o Governo português tem de continuar a pôr na frente da agenda essa privatização. Nesta ocasião, não mais do que isso. Precisaremos sempre de ter uma decisão preliminar em conselho de ministros, um novo decreto-lei que aprove as regras da privatização, e isso ainda não aconteceu", disse Sérgio Monteiro.

O secretário de Estado dos Transportes acrescentou ainda que os "assessores financeiros" do Governo, a par do consultor do executivo para as privatizações, António Borges, " têm estado a fazer a avaliação das condições de mercado" e "a falar com os potenciais concorrentes por todo o mundo".

Hoje, o embaixador do Brasil em Lisboa, Mário Vilalva, declarou que empresas brasileiras estão interessadas nas privatizações de empresas portuguesas como a TAP e CTT, e na concessão dos estaleiros navais de Viana do Castelo.

Na segunda-feira, o jornal brasileiro "Folha de São Paulo" escrevia que o Governo brasileiro pretende que o empresário com passaporte norte-americano e brasileiro David Neeleman adquira a TAP, cujo processo de privatização falhou no ano passado.

JYF/MCL (CSR) // PDF

Lusa/Fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.