Tornado inutilizou pavilhão escolar em Paredes e suspendeu educação física

| Norte
Porto Canal / Agências

Paredes, 06 jan (Lusa) - Os danos causados pelo tornado de sábado na cobertura do pavilhão desportivo da Escola Secundária de Vilela, Paredes, obrigaram o estabelecimento a suspender as aulas prática de educação física, disse à Lusa fonte da direção.

Albino Pereira, diretor da escola, declarou não haver condições no pavilhão, depois de a cobertura ter sido destruída e de muito material que se encontrava no interior do edifício ter desaparecido.

"Está tudo destruído, incluindo portas e janelas. Os objetos que estavam no pavilhão voaram. O pavilhão está inutilizado", contou.

Esta manhã, o pavilhão foi isolado do resto das instalações da escola para permitir que os 1.200 alunos do estabelecimento pudessem iniciar as atividades letivas.

Os demais blocos da escola também sofreram pequenos danos, como persianas arrancadas e entrada de água nas salas. Contudo, aqueles prejuízos não impedem as atividades letivas, segundo o diretor.

No sábado, os ventos fortes também derrubaram 30 árvores, algumas de grande porte, no perímetro do estabelecimento, o que obrigou a longas horas de trabalho das equipas da proteção civil para reporem a normalidade.

O tornado foi sentido pouco depois das 03:00 de sábado e danificou uma centena de edifícios nas freguesias de Lordelo, Vilela, Duas Igrejas e Sobrosa, numa extensão de cerca de cinco quilómetros.

Os danos também foram observados no cemitério e igreja matriz da localidade de Duas Igrejas.

Vários automóveis também foram afetados pela intempérie.

APM // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Bryan Adams de regresso ao norte do país 

Bryan Adams está de regresso ao norte do país para um concerto no Altice Forum, em Braga, no dia 23 de novembro, anunciou, esta quinta-feira, a sala de espetáculos.

Mau tempo cancela um dos maiores eventos da semana santa em Braga

Devido às condições meteorológicas desfavoráveis, a Procissão do Senhor "Ecce Homo", também conhecida como "Procissão dos Farricocos", que estava programada para acontecer nas ruas de Braga nesta quinta-feira, foi cancelada.

Município de Chaves apresenta nova imagem

Chaves lançou uma nova "marca" como símbolo representativo do concelho e do seu território. Esta simbologia, de acordo com o município, reflete as influências dos povos que ao longo da história passaram por Aquae Flaviae, celebrando os seus tempos áureos e recriando a história, modernidade e identidade.