Clima económico recupera em Dezembro e confiança dos consumidores em máximos de 3 anos

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 06 jan (Lusa) -- O indicador de clima económico e a confiança dos consumidores voltaram a recuperar em dezembro, atingindo este último o valor mais elevado em mais de três anos (desde outubro de 2010), divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Segundo o INE, o indicador de confiança dos consumidores (calculado através de inquéritos a particulares) melhorou em dezembro, alcançando os -36,8 pontos (dos -41,0 pontos observados em novembro).

O indicador de clima económico (calculado através de inquéritos a empresas de vários setores de atividade), que tem vindo a diminuir desde janeiro, voltou a recuar para os -1,0 pontos (dos -1,2 pontos observados em novembro).

Nos últimos seis meses, de acordo com o INE, observou-se um aumento dos indicadores de confiança em todos os setores (Indústria Transformadora, Construção e Obras Públicas, Comércio e Serviços).

A recuperação do indicador de confiança dos consumidores deveu-se, por sua vez, aos contributos positivos de todas as componentes, mais expressivo no caso das expectativas sobre a evolução do desemprego.

Os indicadores de confiança do INE são calculados através de médias móveis de três meses dos saldos de respostas extremas a inquéritos. Um número negativo significa que houve mais respostas pessimistas do que otimistas.

ICO // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Redução das taxas de IRS aplica-se a todos os rendimentos de 2024

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, anunciou esta sexta-feira que a redução das taxas de IRS vai aplicar-se a todos os rendimentos auferidos desde 01 de janeiro de 2024.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.