Alegados homicidas de professora aposentada de Mirandela em silêncio no tribunal

| Norte
Porto Canal / Agências

Mirandela, 06 jan (Lusa) -- Os três acusados do homicídio de uma professora primária aposentada de Mirandela, incluindo a filha da vítima, permaneceram hoje em silêncio, no início do julgamento que decorre no tribunal daquela comarca.

Maria Madalena, de 72 anos, desapareceu a 13 de novembro de 2010 de Mirandela, cidade do distrito de Bragança onde residia, e o corpo foi encontrado por pescadores, quase quinze dias depois, a boiar na barragem de Bagaúste, no rio Douro, no distrito de Vila Real.

"Por agora, não pretendo falar", declarou ao coletivo de juízes a filha, de 49 anos, Maria Helena, secundada pelos outros dois arguidos, o marido, de 68 anos, e uma amiga de 50 anos.

Os três são acusados de terem sequestrado a vítima, de a "asfixiarem ou intoxicarem" e de se terem desfeito do corpo atirando-o ao rio Douro, com uma pedra de "30 quilos", segundo a acusação.

O propósito, de acordo ainda com a investigação, terá sido o de permitir que a filha, única herdeira, se apoderasse de dinheiro e património da mãe.

Os três arguidos são acusados de homicídio qualificado, em coautoria e na forma consumada, de profanação de cadáver e o casal também de detenção de arma branca, por a Polícia Judiciária (PJ) ter encontrado na sua posse uma substância com a qual a vítima terá sido assassinada.

A acusação entende que a filha e o genro começaram a engendrar um plano para matar a idosa depois da morte do marido, que lhes daria "elevadas quantias em dinheiro" e pagaria "as dívidas que contrariam".

Desde a morte do homem, o casal suspeito começou a passar dificuldades financeiras e terá começado a pressionar a vítima para fazerem partilhas, mas não terão chegado a acordo.

Para executarem o plano a filha e o genro terão contado com a ajuda da amiga, também arguida.

Só quase três anos depois do crime, em abril de 2013, é que a PJ deteve os três suspeitos, todos residentes em Mirandela, que ficaram a aguardar julgamento em liberdade mediante o pagamento de cauções no montante global de 275 mil euros.

O coletivo de juízes do Tribunal de Mirandela vai ouvir como testemunhas essencialmente os elementos da Polícia Judiciária e amigos e conhecidos da vítima.

O Tribunal ainda não tem uma previsão para a conclusão do julgamento, já que há uma testemunha considerada "essencial" pelo Ministério Público que se encontra em parte incerta.

Como ainda não foi possível notificar ou localizar a referida testemunha, o Tribunal decidiu procurá-la com a ajuda de serviços informáticos e internacionais, como os consulados portugueses.

Quando for encontrada, a testemunha deverá ser ouvida ou "por carta rogatória ou através de videoconferência", segundo decisão judicial.

HFI // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

As imagens do carro que se despistou durante fuga policial em Matosinhos

Um jovem de 24 anos foi detido pela Divisão de Trânsito da PSP do Porto, na manhã desta sexta-feira, em Matosinhos, após uma perseguição policial, avançou o Correio da Manhã. O jovem ao perceber a presença dos agentes da polícia, fugiu a alta velocidade, adotando uma condução perigosa.

Detido suspeito de esfaquear duas pessoas numa estação de metro em Gaia

A Polícia Judiciária deteve esta sexta-feira, um homem de 22 anos suspeito da agredir duas pessoas em General Torres, na passada quarta-feira, tal como avançou o Porto Canal.

Nova ponte em Paços de Ferreira já tem data de abertura à circulação

Paços de Ferreira, no distrito do Porto, vai abrir à circulação rodoviária, no dia 25 de abril, o novo viaduto sobre o rio Carvalhosa, uma obra que custou cerca de 1,66 milhões de euros, segundo a autarquia local.