Prejuízos do tornado de Paredes ascendem a 5,5 milhões de euros

Prejuízos do tornado de Paredes ascendem a 5,5 milhões de euros
| Norte
Porto Canal

Os prejuízos provocados pelo tornado da madrugada de sábado, em Paredes, ascendem a 5,5 milhões de euros, adiantou hoje à Lusa fonte da proteção civil municipal.

Os dados são ainda preliminares e resultam do levantamento que os serviços da autarquia de Paredes e da proteção civil estão a realizar no terreno.

O presidente da câmara, Celso Ferreira, reuniu-se esta manhã com os vereadores da sua equipa para preparar a reunião do executivo de hoje à tarde, na qual se prevê que possam ser aprovadas as primeiras medidas de apoio às cerca de 60 pessoas desalojadas. Os presidentes de junta vão assistir aos trabalhos.

Segundo a fonte, continuam a chegar aos serviços da autarquia dados atualizados sobre os prejuízos em habitações e instalações de cinco empresas.

"Os telefones não param de tocar", contou.

Nas próximas horas, deverá estar concluído o dossiê que sustentará o pedido da câmara ao Governo para que seja declarada a situação de calamidade pública.

O tornado foi sentido pouco depois das 03:00 de sábado e danificou uma centena de edifícios nas freguesias de Lordelo, Vilela, Duas Igrejas e Sobrosa, numa extensão de cerca de cinco quilómetros.

Os danos também foram observados no cemitério e igreja matriz da localidade de Duas Igrejas e na cobertura do pavilhão desportivo da Escola Secundária de Vilela.

Vários automóveis também foram afetados pela intempérie.

+ notícias: Norte

Carro consumido pelas chamas em Arcos de Valdevez

Um veículo ligeiro foi tomado pelas chamas, ao início da tarde desta quarta-feira, no IC28 junto à saída de Paço em Arcos de Valdevez, informa os Bombeiros Voluntários daquela região numa publicação na rede social de Facebook.

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã.