George Weah eleito Presidente da Libéria quando falta apurar apenas 2% dos votos

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Monrovia, 28 dez (Lusa) - O antigo futebolista George Weah é o novo Presidente da Libéria, de acordo com os resultados provisórios divulgados hoje pela Comissão Nacional de Eleições e quando falta apurar apenas dois por cento dos votos da segunda volta das presidenciais.

Weah, do Congresso pela Mudança Democrática (CCD), obteve 61,5% de votos expressos, enquanto o atual vice-presidente Joseph Boakai, do Partido Unido, no poder na Libéria, reuniu somente 38,7%.

A contagem dos votos da segunda volta das presidenciais, eleições realizadas na terça-feira, com 2,2 milhões de eleitores, prossegue hoje e os resultados finais serão anunciados na sexta-feira.

Na presidência da Libéria, George Weah sucede a Ellen Johnson-Sirleaf, prémio Nobel da Paz em 2011, a primeira mulher chefe de Estado em África.

George Weah, de 51 anos, já tinha ficado em primeiro na primeira volta das eleições presidenciais, a 10 de outubro, mas não logrou a maioria exigida.

Weah registou 39%, à frente de Boakai, de 73 anos, que obteve 29,1% dos votos. Os restantes 18% dos votos foram repartidos por Charles Brumskine (Partido pela Liberdade) e Beroni Urey (Partido de Todos os Liberianos).

As presidenciais foram as primeiras eleições em mais de 70 anos neste país africano, fundado por escravos norte-americanos.

JOP // ANP.

Lusa/

+ notícias: Desporto

FC Porto (Andebol): Fase final arranca no Dragão Arena e termina em Alvalade

O FC Porto vai arrancar a fase final do campeonato nacional em casa, diante do Benfica, no fim de semana de 13 e 14 de abril, e vai terminar o percurso na presente edição da prova no fim de semana de 25 e 26 de maio, no pavilhão João Rocha, frente ao Sporting, ditou o sorteio realizado esta quinta-feira na sede da Federação Portuguesa de Andebol.

FC Porto: Quatro listas apresentadas para as eleições

São quatro as listas que ambicionam concorrer às eleições do FC Porto que se realizam a 27 de abril. Nos termos dos Estatutos, esta quinta-feira terminou o prazo para entrega ao presidente da Mesa da Assembleia Geral, Lourenço Pinto, dos nomes dos cabeças de lista de cada candidatura para os diferentes órgãos sociais, assim como dos termos de aceitação dos candidatos e de um mínimo de 300 assinaturas de associados sénior no pleno gozo dos seus direitos.

FC Porto: Nuno Lobo oficializou candidatura à presidência

Nuno Lobo é oficialmente candidato à presidência do FC Porto depois de entregar as assinaturas necessárias para concorrer ao ato eleitoral agendado para o dia 27 de abril. Esta quinta-feira, Nuno Lobo esteve no Museu FC Porto, onde foi recebido por Lourenço Pinto. À saída, o candidato que também o foi em 2020, falou à FC Porto TV e ao Porto Canal e acredita que “tudo vai correr de forma exemplar no dia 27”.