Jornal Diário Jornal das 13 Último Jornal

Braga Cidade Europeia do Desporto com mais de 300 eventos de 40 modalidades

| Desporto
Porto Canal com Lusa

A "final four" da Taça da Liga em futebol, em janeiro, será um dos "pontos fortes" da programação do Braga - Cidade Europeia do Desporto (CED) 2018, que contempla mais de 300 eventos nacionais e internacionais, foi hoje anunciado.

Na apresentação pública da programação, que decorreu no Theatro Circo, o presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, destacou ainda o I Torneio Internacional de Ginástica Aeróbica, o Circuito Nacional Remo Indoor e a Gala da Canoagem, competições agendadas para fevereiro.

Já o mês de março ficará marcado pelo Fórum do Treinador de Futebol/Futsal, pelo Congresso das Cidades Europeias do Desporto, pela Taça Portugal Basquetebol -- Final 8 e pela Taça de Portugal de Dança.

No total, de janeiro a dezembro, a CED contemplará mais de 300 realizações desportivas de cerca de 40 modalidades.

"A CED deixará, certamente, um legado de enorme valor para o futuro dos bracarenses e será um estímulo à prática desportiva eclética para a generalidade da população, com todas as atividades programadas a terem o intuito de alargar o desporto a todos os cidadãos", referiu Ricardo Rio.

Sublinhou que o grande objetivo subjacente à CED é a promoção do "desporto para todos", estimulando a adoção de hábitos de vida saudável.

A vereadora do Desporto na Câmara de Braga, Sameiro Araújo, enfatizou o objetivo de fazer com que o trabalho da CED se prolongue no quotidiano dos bracarenses ao longo dos tempos.

"Este ano será um enorme incentivo para que o município continue a sua aposta na melhoria das condições para a prática desportiva, quer de atletas de alta competição, quer da população em geral", afirmou.

"À boleia" da CED, serão feitas obras de requalificação do eixo desportivo da Rodovia e de melhoramento das instalações desportivas por todo o concelho.

Decorrerão ainda obras de remodelação do Pavilhão Flávio Sá Leite e de conservação do Estádio 1.º de Maio.

Está igualmente agendada a conclusão da 2.ª fase da Cidade Desportiva do Sporting Clube de Braga.

"O espaço central da CED será a rua", disse Ricardo Rio, apontando ainda o Parque de Exposições de Braga como palco privilegiado das competições da CED, após a conclusão das obras de requalificação, prevista para abril.

Para o segundo trimestre, algumas das atividades em destaque são o Torneio Ibérico e Campeonato Portugal de 10.000 Metros, o Campeonato Nacional Duatlo, o Concurso Nacional Hipismo, o Torneio Internacional Ginástica Artística, a Taça Portugal de Pólo Aquático, o Open Ténis Braga (ATP Challenge) e a Rampa da Falperra.

Haverá ainda o Campeonato Nacional Orientação BTT, o Campeonato Nacional 1.ª Divisão Basquetebol Masculino, a Golden European League Voleibol, o Campeonato Nacional Paraquedismo -- Precisão Aterragem, a Taça CNID, a International Jumping Competition, o Torneio Internacional de Basquetebol, o Torneio Futebol "Lopes da Silva" e campeonatos nacionais escolares.

Entre julho e setembro, destacam-se a Festa Nacional da Ginástica, o Campeonato Nacional de Patinagem Artística, o Campeonato Nacional de Clubes de Atletismo, a Copa Europa Karaté, a Supertaça de Andebol, a Supertaça de Futsal, a Competição Internacional de Dança e o Campeonato Nacional de Xadrez.

A programação do último trimestre reserva a Supertaça de Rugby Seniores e Sub18, a Supertaça de Basquetebol Feminino, o Troféu Ibérico de Dança, o Campeonato Nacional de Orientação BTT, o Portugal Fit, o Campeonato Nacional Figuras Natação Artística e o Meeting Internacional de Atletismo em Pista Coberta.

Os embaixadores da Braga CED são os atletas "da casa" Emanuel Silva (canoagem), Jéssica Augusto (atletismo) e José Carlos Macedo (boccia).

+ notícias: Desporto

Francisco J. Marques denuncia manobras financeiras do SL Benfica com outros clubes portugueses

Francisco J. Marques denunciou esta terça-feira à noite, no Universo Porto - da Bancada do Porto Canal, manobras financeiras do SL Benfica com outros clubes portugueses. Divulgou ainda negócios "estranhos e surpreendentes" e afirma que já ninguém duvida que tudo o que foi revelado é verdadeiro e precisa ser explicado pelo clube encarnado.

UEFA autoriza segunda parte do Estoril Praia-FC Porto a 21 de fevereiro

A UEFA autorizou a realização da segunda parte do jogo entre Estoril Praia e FC Porto, da 18.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, a 21 de fevereiro, às 18:00, disse hoje à Lusa fonte federativa.

Adeptos invadem treino do Vitória de Guimarães causando desacatos com jogadores

Um grupo de adeptos invadiu, esta quarta-feira de manhã, o local habitual de treinos do Vitória de Guimarães, ao que tudo indica revoltados com a má performance da equipa nos últimos tempos chegando mesmo a haver desacatos, avança o Guimarães Digital e apurou o Porto Canal com fonte do clube.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.