Sete ilhas dos Açores sob aviso vermelho devido à agitação marítima

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 06 jan (Lusa) -- O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou hoje os grupos Ocidental e Central dos Açores sob aviso vermelho, o mais grave de uma escala de quatro, devido à agitação marítima com ondas de 10 metros.

De acordo com o IPMA, os grupos Central (ilhas Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial) e Ocidental (Flores e Corvo) vão estar sob aviso vermelho até às 12:59 de hoje devido à previsão de ondas de noroeste de 10 metros, gradualmente diminuindo para seis metros.

O IPMA colocou também o grupo Oriental (S. Miguel e Santa Maria) sob aviso amarelo, o segundo menos grave, por causa da agitação marítima, prevendo-se ondas de oeste de sete metros, diminuindo para seis metros até às 17:59 de hoje.

Dez distritos do continente estão também hoje sob aviso vermelho devido à agitação marítima, com ondas até nove metros.

De acordo com o IPMA, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro vão estar sob aviso vermelho devido à agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com sete a nove metros.

O aviso vermelho, que está previsto para situações meteorológicas de risco extremo, vai vigorar entre as 09:00 e as 23:59 de hoje.

Também a agitação marítima levou o IPMA a colocar a Madeira sob aviso laranja entre as 06:00 de hoje e as 11:59 de terça-feira.

Por causa da agitação marítima, oito barras marítimas estão hoje fechadas à navegação e outras duas estão condicionadas devido à agitação marítima, de acordo com informação disponível na página da Marinha Portuguesa na Internet.

A Marinha informa que as barras marítimas de Caminha, Vila Praia de Âncora, Esposende, Póvoa do Varzim, Vila do Conde, Douro, S. Martinho do Porto e Figueira da Foz estão fechadas à navegação devido ao estado do mar.

Também devido à agitação marítima, a barra de Viana do Castelo está fechada a embarcações de comprimento inferior a 30 metros e a de Aveiro a embarcações de comprimento fora a fora inferior a 35 metros.

As restantes barras marítimas de Portugal continental e dos arquipélagos da Madeira e dos Açores encontram-se abertas, sem qualquer condicionamento.

O IPMA colocou os distritos Vila Real e Viseu sob aviso amarelo, o segundo menos grave de uma escala de quatro, devido à previsão de chuva, que pode ser por vezes forte e vento do quadrante sul com rajadas da ordem dos 90 a 100 quilómetros/hora nas terras altas até às 11:59 de hoje.

Sob aviso amarelo está ainda o distrito de Santarém devido à previsão de chuva entre as 00:00 e as 16:59 de terça-feira.

DD // HB

Lusa/Fim

+ notícias: País

Perto de 600 ocorrências em todo o país devido ao mau tempo

Portugal continental registou entre as 0h00 e as 19h00 desta quinta-feira 598 ocorrências devido ao mau tempo, tendo-se registado dois fenómenos extremos de vento, na bacia do Tejo e Silves (Faro).

Terceiro prémio do Eurodreams a caminho de Portugal 

 A chave do sorteio de Eurodreams desta quinta-feira, 14 de março de 2024, ditou a atribuição de um terceiro prémio a um apostador português, que equivale a 81.94 euros.

Mais de metade do lucro dos Jogos Santa Casa provem das raspadinhas

De acordo com o mais recente relatório divulgado pelos Jogos Santa Casa, os portugueses investiram um total de 1714 milhões de euros em raspadinhas ao longo do ano passado. A crescente popularidade das raspadinhas é evidente e já equivale a mais de metade das vendas brutas totais desta instituição, neste caso, 56%.