Dez distritos do continente sob aviso vermelho devido à agitação marítima

Dez distritos do continente sob aviso vermelho devido à agitação marítima
| País
Porto Canal

Dez distritos do continente estão hoje sob aviso vermelho, o mais grave de uma escala de quatro, devido à agitação marítima, com ondas até nove metros, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro vão estar sob aviso vermelho devido à agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com sete a nove metros.

O aviso vermelho, que está previsto para situações meteorológicas de risco extremo, vai vigorar entre as 09:00 e as 23:59 de hoje.

Também a agitação marítima levou o IPMA a colocar a Madeira sob aviso laranja entre as 06:00 de hoje e as 11:59 de terça-feira.

O IPMA colocou os distritos Vila Real e Viseu sob aviso amarelo, o segundo menos grave de uma escala de quatro, devido à previsão de chuva, que pode ser por vezes forte e vento do quadrante sul com rajadas da ordem dos 90 a 100 quilómetros/hora nas terras altas até às 11:59 de hoje.

Sob aviso amarelo está ainda o distrito de Santarém devido à previsão de chuva entre as 00:00 e as 16:59 de terça-feira.

O IPMA prevê para hoje nas regiões norte e centro do continente céu geralmente muito nublado, períodos de chuva, por vezes forte até meio da tarde no Minho e Douro Litoral, onde passará gradualmente a regime de aguaceiros.

Está também previsto vento fraco a moderado do quadrante sul, soprando até ao início da tarde moderado a forte, com rajadas da ordem de 70-90 km/hora, no litoral a norte do Cabo Carvoeiro e forte, com rajadas da ordem de 90-100 km/hora, nas terras altas e subida da temperatura mínima.

No sul, prevê-se céu geralmente muito nublado, períodos de chuva, em geral fraca, a partir do final da manhã no Alto Alentejo, estendendo-se gradualmente às restantes regiões, vento em geral fraco do quadrante sul, tornando-se moderado a partir da manhã no litoral e por vezes forte nas terras altas e pequena subida da temperatura mínima.

Para a Madeira, a previsão aponta para períodos de céu muito nublado, tornando-se geralmente muito nublado a partir do final da tarde e vento em geral fraco de sudoeste, sendo moderado nas terras altas.

Nos Açores, prevêem-se períodos de céu muito nublado com abertas, aguaceiros, mais frequentes a partir da tarde e vento oeste muito fresco a forte com rajadas até 80 km/h, rodando para noroeste.

Quanto às temperaturas, em Lisboa e Évora prevê-se uma máxima de 16 graus Celsius, no Porto, Viana do Castelo e Leiria 15, Faro e Beja 17, Castel Branco, Portalegre e Vila Real 12, Bragança 10, Guarda 7, Ponta Delgada e Angra do Heroísmo 14, Santa Cruz das Flores 13 e Funchal vinte e um.

+ notícias: País

Eis a chave do EuroDreams desta quinta-feira

A chave vencedora do prémio EuroDreams desta quinta-feira é composta pelos números 4 - 13 - 16 - 18 - 28 - 30 e pelo Número de Sonho 2.

Incêndios. Governo apela à limpeza dos terrenos rurais

A ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, apelou esta quinta-feira a todos os portugueses proprietários de terrenos rurais para que procedam à sua limpeza, destacando que este ato é fundamental para a prevenção dos incêndios florestais.

Ministro da Educação disponível para devolver 20% por ano aos professores

O ministro da Educação mostrou-se, esta quinta-feira, disponível para negociar a recuperação do tempo de serviço, explicando que a proposta do Governo prevê começar a devolução este ano e os restantes 80% nos próximos quatro anos da legislatura.