Câmara de Barcelos proíbe funcionário fazer relatos, Provedoria contesta

| Norte
Porto Canal / Agências

Barcelos, 06 jun (Lusa) -- A Provedoria de Justiça recomendou à Câmara de Barcelos a anulação do despacho que proíbe um funcionário municipal de acumular, nos tempos livres, funções de reportagem desportiva e relatos de futebol.

Num parecer a que a Lusa hoje teve acesso, a Provedoria de Justiça considera que aquela proibição "carece de fundamentação", mostrando-se assim "inválida, por vício de forma". Por isso, solicita a sua anulação e insta a Câmara a reapreciar o processo daquele funcionário "à luz dos critérios seguidos nos demais casos de autorização de acumulação de funções a trabalhadores" do Município.

Contactada pela Lusa, a Câmara de Barcelos disse que considera "não existir qualquer ilegalidade" nos despachos que proferiu referentes à acumulação de funções decididas até ao momento.

"O Município entende que a acumulação de funções dos funcionários não pode ser uma regra, mas antes uma figura de exceção, sujeita a revisão permanente. As situações excecionais de deferimento de acumulações relacionam-se com serviços prestados por funcionários a entidades públicas", acrescenta.

A queixa à Provedoria de Justiça é da autoria de José Viana, que é técnico superior e que no anterior executivo (PSD) integrava o Gabinete de Comunicação do Município.

Após a vitória do PS nas últimas Autárquicas, foi transferido para a Divisão de Museus.

Ao abrigo de pareces favoráveis dados pelo anterior Executivo, era responsável pelo programa "Café com Cheirinho", na Rádio de Barcelos, que ia para o ar entre as 06:00 e as 09:00, fora do horário de serviço na Câmara.

Um programa que classificou como "de divulgação musical e de companhia".

Nas últimas eleições autárquicas, o PS ganhou a Câmara e o novo presidente, Miguel Costa Gomes, decidiu proibir José Viana dessa acumulação de funções, por despacho de junho de 2010.

Para José Viana, o indeferimento não tem "qualquer fundamentação legal", pois a atividade que pretendia exercer "não é concorrente nem similar com a atividade de funcionário e seria desempenhada depois do horário de serviço, em regime liberal".

"Porém, o presidente da Câmara considera que exercer a atividade de realizador radiofónico poderá colocar em causa a imparcialidade e a isenção do trabalhador no exercício das suas funções públicas", criticou o trabalhador, que pôs o caso em tribunal.

Já em 2012, José Viana, "sabendo que havia funcionários de todas as áreas, e até vereadores, adjuntos e secretários e chefias com permissão de acumulação de funções", requereu a possibilidade de fazer "reportagem desportiva". Invocou que havia, pelo menos, um outro funcionário com autorização superior para exercer essa mesma função.

O pedido, no entanto, voltou a ser indeferido, desta vez "sem qualquer parecer, explicação ou fundamento".

Lembrou que uma das assinaturas do parecer é da chefe de Divisão dos Recursos Humanos, "a mesma que tinha dado parecer favorável em 2003 e 2005, ainda por cima para pedidos de acumulação bastante mais alargados".

Sobre este caso em concreto, a Câmara escusou-se a pronunciar-se enquanto não houver uma decisão em relação ao processo que o funcionário moveu em tribunal contra o Município.

VCP // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Centro Geriátrico vai nascer em Rio Tinto para apoiar cerca de 150 utentes

Vai nascer um Centro Geriátrico em Rio Tinto, Gondomar, junto ao Centro Social de Soutelo, também naquela freguesia. A obra é uma aguardada há quase duas décadas e vai ter a capacidade e apoiar até 150 utentes. O Centro Social de Soutelo ajuda atualmente quase 200 idosos, em espaços localizados em Rio Tinto e em Campanhã, no Porto.

Incêndio destrói armazém da fábrica de detergentes Clorosol em Famalicão

Um incêndio de grandes dimensões destruiu, na madrugada desta sexta-feira, um armazém da fábrica da empresa Clorosol, dedicada à formulação e comercialização de detergentes. De acordo com fonte dos bombeiros as chamas deflagraram pelas 00h30 e o fogo só foi extinto quatro horas depois. Não houve feridos a registar apesar de a fábrica estar em funcionamento no momento da ocorrência.