Dia do Bombeiro de Vale de Cambra assinalado com visita à obra do novo quartel

| País
Porto Canal / Agências

Vale de Cambra, 05 jan (Lusa) - As celebrações do Dia Municipal do Bombeiro de Vale de Cambra incluem, na segunda-feira, uma visita às obras do novo quartel que está a ser construído para a única corporação daquele concelho, com 146 quilómetros quadrados de área.

Em declarações à Lusa, o comandante dos Bombeiros Voluntários locais admitiu que as instalações atualmente ocupadas pelo corpo de 90 voluntários e 16 profissionais "já há muito tempo que não tinham condições para a corporação, que cresceu bastante nos últimos anos".

Para Victor Machado, o principal exemplo desse desajustamento é o facto de que o atual quartel "não tem valências para o corpo feminino da corporação, que já representa 25% do total de ativos da casa".

Iniciada em fevereiro de 2012, a construção do novo imóvel está a verificar-se na Zona Industrial do Lordelo e Codal, com base num projeto cujas especificidades técnicas começaram a ser definidas pelo comando da corporação já em 2002.

Para a concretização da obra, edificada de raiz, a autarquia cedeu terrenos de implantação e garantiu o respetivo projeto de arquitetura, que envolve um investimento na ordem de 1,1 milhões de euros, comparticipados em 70% por fundos comunitários.

A restante verba será totalmente suportada pelos próprios Bombeiros Voluntários de Vale de Cambra, que para o efeito contam sobretudo com donativos da comunidade civil e empresarial.

"Temos aqui empresas muito grandes, uma panóplia enorme de firmas ligadas ao inox e, como esse tecido empresarial aumentou bastante, a corporação também foi crescendo de acordo com as necessidades", observa Victor Machado.

Os industriais locais acabam, por isso, por apoiar os bombeiros na angariação das verbas necessárias ao novo quartel, mas o comandante admite que o grosso dessa receita provém "de pequenos donativos, acumulados entre muitos beneméritos".

Nesta fase, as celebrações do Dia Municipal do Bombeiros incluem apenas uma visita aos aspetos técnicos das novas instalações dos soldados da paz. A inauguração efetiva do novo quartel está prevista para o próximo mês de junho.

AYC // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: País

Caixa de medicamento "antifascista" colocada na campa de Salazar

No cemitério do Vimieiro, em Santa Comba Dão, foi colocada uma enorme caixa de medicamentos na campa de António de Oliveira Salazar. Autoria do artista português Bordalo II, o “probiótico antifascista” tem o nome de “Liberdade” e o vídeo partilhado pelo próprio nas redes sociais já está a gerar uma forte onda de contestação, a poucos dias das comemorações dos 50 anos do 25 de abril.

Arquitetos querem salário de 1300 euros à entrada da profissão

O SINTARQ - Sindicato dos Trabalhadores em Arquitectura convocou esta terça-feira todos os profissionais para discutir e aprovar as primeiras tabelas salariais para o setor da arquitetura, nomeadamente a proposta de 1.300 euros de salário de entrada na profissão.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".