GNR e Guardia Civil em "perfeita articulação" no combate a crime transfronteiriço

| País
Porto Canal / Agências

Barcelos, 06 jun (Lusa) - O comandante territorial de Braga da GNR, Tinoco Ferreira, garantiu hoje, em Barcelos, que há "perfeita articulação" entre as autoridades policiais do norte de Portugal e da Galiza no combate à criminalidade transfronteiriça.

"Existe perfeita articulação [...], não há nenhuma dificuldade", referiu Tinoco Ferreira, no final de uma reunião entre a GNR e a Guardia Civil de Espanha, para debater a troca de informações entre estas forças, na região norte de Portugal e na Galiza, no âmbito do acordo hispano-português de 17 de janeiro de 1994.

Este acordo regula as condições de policiamento transfronteiriço, possibilitando que as forças de um país possam atuar no outro.

As reuniões entre a GNR de a Guardia Civil realizam-se semestralmente, para "coordenar e agilizar" o policiamento, de forma a obter "melhores resultados" e a "fazer o melhor pela segurança das populações de um país e do outro".

Além destas reuniões, e ainda segundo Tinoco Ferreira, há também "ações sistemáticas" no terreno envolvendo as duas forças.

"São forças de segurança de dois países que se articulam e funcionam muito bem", garantiu.

Tinoco Ferreira escusou-se, no entanto, a pormenorizar qual o tipo de crime que mais preocupa e mobiliza, atualmente, aquele policiamento transfronteiriço.

VCP // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: País

Marcelo sobre o 25 de abril: "Tenhamos a humildade e inteligência de preferir sempre a democracia" 

O Presidente da República defendeu esta quinta-feira a escolha pela democracia, mesmo que imperfeita, contra a ditadura, argumentando que são democracias as sociedades mais fortes e lembrando que antes do 25 de Abril não havia um hemiciclo de escolha popular.

“Noite Milagrosa”. Como a imprensa estrangeira intitula a Revolução dos Cravos?

O aniversário dos 50 anos do 25 de abril de 1974 também ganha força na imprensa internacional.

Presidente da República condecora o Movimento das Forças Armadas com a Ordem da Liberdade

O Presidente da República condecorou na quarta-feira o Movimento das Forças Armadas (MFA), a título póstumo, com o grau de membro honorário da Ordem da Liberdade durante um jantar comemorativo do 25 de Abril.