Rio Douro desce na Régua mas Proteção Civil mantém-se alerta devido à chuva

| Norte
Porto Canal / Agências

Peso da Régua, 04 jan (Lusa) -- O caudal do rio Douro desceu cerca de um metro abaixo do cais da Régua durante a noite, mas a Proteção Civil mantém-se alerta devido à pluviosidade que tem caído e poderá provocar um novo aumento das águas.

"Estamos neste momento com um cenário de cheia muito menos preocupante, se bem que, como choveu muito durante a noite estamos em alerta amarelo hidrológico", afirmou à agência Lusa Manuel Saraiva, responsável pela Proteção Civil Municipal de Peso da Régua.

Durante a manhã de sexta-feira o caudal do rio Douro galgou o cais fluvial da Régua, obrigando à retirada dos bens dos dois estabelecimentos comerciais ali instalados, uma loja de artesanato e um bar.

Para atingir esta plataforma o Douro sobe entre "o metro e meio aos dois metros" acima do leito normal.

Estas situações em que o Douro galga o cais da Régua repetem-se frequentemente. Os dois estabelecimentos comerciais estão construídos em leito de cheia.

Esta noite, o nível das águas baixou "cerca de um metro abaixo" do cais, mas, segundo Manuel Saraiva, a situação "será monitorizada e avaliada nas próximas 24 horas", até para ver se as albufeiras das barragens terão capacidade de encaixe do caudal do Douro.

Nesse sentido, o responsável salientou que a Proteção Civil se manterá "atenta" ao evoluir da situação. "Nós estamos em alerta até às 20:00, mas o pico do temporal foi às 04:00 e, por isso, não prevejo qualquer tipo de situação mais preocupante na zona ribeirinha da cidade", frisou.

Para atingir a principal avenida do Peso da Régua, a João Franco, o rio teria que subir "cerca de 12 metros" acima do cais fluvial, uma situação que não ocorre há alguns anos..

PLI// GC.

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Carro consumido pelas chamas em Arcos de Valdevez

Um veículo ligeiro foi tomado pelas chamas, ao início da tarde desta quarta-feira, no IC28 junto à saída de Paço em Arcos de Valdevez, informa os Bombeiros Voluntários daquela região numa publicação na rede social de Facebook.

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã.