Candidato à liderança autarcas do PS defende regionalização a partir das CCDR

| Política
Porto Canal / Agências

Baião, 04 jan (Lusa) - O presidente da Câmara de Baião e único candidato à liderança da Associação Nacional de Autarcas Socialistas, cuja eleição se realiza hoje em Coimbra, defendeu que as comissões de coordenação devem ser a base da regionalização.

Para José Luís Carneiro, que também preside à Federação do Porto do PS, o país deve ser "capaz de construir um novo conteúdo político e institucional para as comissões de coordenação e desenvolvimento regional [CCDR]".

Considerando que aqueles organismos "têm sido progressivamente desvalorizados do ponto de vista político", Carneiro defendeu, em declarações à agência Lusa, que as estruturas desconcentradas do Estado devem ser integradas nas comissões de coordenação e desenvolvimento regional.

"Posteriormente, funcionando bem este modelo, devemos então, quando o país deixar esta circunstância histórica de dependência da assistência financeira, avançarmos para a eleição dos órgãos diretivos das CCDR, em detrimento do modelo de nomeação", explicou à Lusa.

O presidente da câmara de Baião sublinhou que aquela ideia é uma das propostas que se propõe debater com os demais autarcas do PS que vão participar na assembleia-geral de hoje.

O autarca acrescentou que a regionalização, no modelo que propõe, "leva à discussão sobre as competências que devem estar nas áreas metropolitanas do Porto e de Lisboa e o modelo como, depois da regionalização política e administrativa, se deve reforçar a legitimidade dos órgãos representativos das áreas metropolitanas".

"A Associação Nacional dos Autarcas Socialistas tem a responsabilidade de ajudar a construir as propostas de desenvolvimento local e regional, colocando as prioridades do emprego e da valorização dos recursos económicos locais ao serviço de uma estratégia nacional", considerou.

Para Carneiro, a reunião de hoje tem uma especial importância, por ser a primeira após o PS ter sido o partido mais votado nas autárquicas de outubro, conquistando o maior número de câmaras e de juntas de freguesia.

"Aquilo que os portugueses disseram nas eleições autárquicas foi que esperam que o PS seja capaz de construir novas políticas de desenvolvimento, não apenas ao nível do país, mas a partir das comunidades locais. O que os portugueses disseram é que era preciso um novo rumo para o poder local", acentuou.

José Luis Carneiro sublinhou que os autarcas socialistas devem também discutir hoje as "novas competências dos municípios, articuladas com uma reconfiguração dos poderes das freguesias e também com os meios financeiros que devem ser alocados para essas novas responsabilidades".

Anunciou que vai reclamar a necessidade de "um novo modelo de desenvolvimento local e regional que estruture os poderes dos municípios e das regiões para materializar o modelo de desenvolvimento".

Para o autarca, há que "pensar num novo modelo de finanças locais que contribua para que os municípios possam ter outra responsabilidade na dinamização das economias locais".

José Luís Carneiro é candidato a presidente da Comissão Diretiva da Associação Nacional dos Autarcas do PS. António Borges, atual presidente da Assembleia Municipal de Resende, candidata-se a vice-presidente daquela associação.

O presidente da Assembleia Municipal da Amadora, Joaquim Raposo, é o candidato a presidente da assembleia-geral.

Luís Filipe da Silva, autarca de Vila Verde, é o candidato à presidência do Conselho Fiscalizador.

APM // ARA

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Primeiro-ministro em Cabo Verde na primeira visita fora da Europa

O primeiro-ministro inicia, este sábado, uma visita a Cabo Verde, a primeira fora da Europa, tendo prevista a assinatura de um memorando de entendimento com o seu homólogo cabo-verdiano para criar uma linha especial de microcrédito para empreendedores.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".