Câmara de Gondomar vai demolir bairro ilegal para ampliar zona industrial

Câmara de Gondomar vai demolir bairro ilegal para ampliar zona industrial
| Norte
Porto Canal com Lusa

A Câmara de Gondomar quer ampliar a zona industrial de Tardariz, em São Pedro da Cova, pelo que vai demolir um bairro ilegal e realojar os moradores, disse esta segunda-feira o presidente da autarquia.

Atualmente a zona contém 10 pavilhões, mas o desenho do projeto que será candidato a fundos europeus prevê que passe a 46, numa intervenção estimada em 800 a 900 mil euros e a ficar pronta em 2019.

No local existe há mais de 20 anos um bairro ilegal onde vivem 21 famílias que, de acordo com o presidente da câmara, Marco Martins, vão ser realojadas até ao final de janeiro, numa operação que já teve início.

"Nove famílias já passam o Natal na nova casa. Somam-se cinco até ao final do ano. A grande vitória aqui é que todos estão satisfeitos com a mudança. E com isso também resolvemos questões associadas à insegurança, damos melhores condições às pessoas e ampliamos um espaço que tem viabilidade económica", disse à Lusa Marco Martins.

O autarca avançou, por fim, que está em concurso a intervenção na rua da Portada que é envolvente ao local. A obra vai custar à câmara 350 mil euros e acaba em março.

+ notícias: Norte

Centro Geriátrico vai nascer em Rio Tinto para apoiar cerca de 150 utentes

Vai nascer um Centro Geriátrico em Rio Tinto, Gondomar, junto ao Centro Social de Soutelo, também naquela freguesia. A obra é uma aguardada há quase duas décadas e vai ter a capacidade e apoiar até 150 utentes. O Centro Social de Soutelo ajuda atualmente quase 200 idosos, em espaços localizados em Rio Tinto e em Campanhã, no Porto.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.