Tornado de Paredes destruiu duas fábricas e põe em risco dezenas de empregos

Tornado de Paredes destruiu duas fábricas e põe em risco dezenas de empregos
| Norte
Porto Canal

Os ventos fortes sentidos durante a noite em freguesias de Paredes causaram graves prejuízos em duas fábricas, uma têxtil e outra de móveis, disse à Lusa o comandante dos bombeiros de Lordelo, Pedro Alves.

Segundo aquele elemento da proteção civil, as unidades fabris, ambas em Duas Igrejas, "ficaram muito destruídas, pondo em risco vários postos de trabalho".

"Estão inoperacionais", avançou.

Os danos mais graves ocorreram na fábrica de móveis, cujas paredes e telhado foram destruídas pelos ventos fortes. A fábrica de confeções, próxima da primeira, também ficou sem cobertura e uma das fachadas ficou destruída. As duas unidades empregam dezenas de pessoas, acrescentou.

O comandante disse também que os danos foram provocados por um tornado que arrancou telhados e várias árvores nas freguesias de Vilela, Duas Igrejas e Lordelo.

Às 12:40, havia o registo de 60 habitações danificadas na área operacional de Lordelo e no terreno mantinham-se 31 operacionais dos bombeiros daquela cidade, apoiados por sete viaturas.

Nas últimas horas, foram também desobstruídas duas estradas municipais que estavam encerradas devido à presença de árvores caídas e de outro material levado pelo vento.

O alarme para o fenómeno meteorológico foi dado cerca das 3:15.

"Neste momento, os bombeiros e os serviços municipais estão a fazer o levantamento exaustivo dos danos", avançou também à Lusa.

Apesar dos danos materiais, não houve feridos.

Estão ainda sem energia as localidades de Vilela e Duas Igrejas, devido aos muitos postes de eletricidade que o fenómeno derrubou.

+ notícias: Norte

Condutores distraem-se com despiste em Murça e sofrem acidente no lado oposto da via

Dois despistes estão a cortar vias nos dois sentidos da A4, em Murça, na sequência de dois despistes rodoviários, confirmou ao Porto Canal fonte da concessionária Globalvia Transmontana e fonte do Comando Sub-Regional do Douro, em Vila Real.

Vereador de Matosinhos começa esta quinta-feira a ser julgado por uso pessoal de carro municipal

O vereador da Câmara Municipal de Matosinhos António Correia Pinto começa esta quinta-feira a ser julgado no Tribunal de São João Novo, no Porto, por usar uma viatura municipal em viagens pessoais.

PJ está a investigar esfaqueamento numa estação de metro em Gaia

A investigação dos desacatos ocorridos na quarta-feira à noite na estação de metro General Torres, em Vila Nova de Gaia, que culminaram no esfaqueamento de dois cidadãos, passou para a alçada da Polícia Judiciária, disse esta quinta-feira fonte policial.