Gestão da ETAR do Meiral pela Águas de Gondomar vai ser monitorizada

| Norte
Porto Canal / Agências

Gondomar, 03 jan (Lusa) -- A Câmara de Gondomar vai monitorizar, em conjunto com a Agência Portuguesa do Ambiente, a gestão da Águas de Gondomar relativamente à ETAR do Meiral, empresa à qual foi levantado um processo por descarga poluente no Rio Tinto.

O Movimento em Defesa do Rio Tinto, Gondomar, denunciou no domingo que, desde o dia anterior, mais de sete milhões de litros de esgoto tinham sido lançados sem tratamento naquele rio porque a ETAR do Meiral "não estava em funcionamento".

Hoje, em comunicado enviado pela autarquia, é anunciado que a Agência Portuguesa do Ambiente e a Câmara Municipal de Gondomar "vão monitorizar a gestão da Águas de Gondomar no que se refere à Estação de Tratamento de Águas (ETAR) do Meiral, na sequência da recente descarga de esgoto sem tratamento para o Rio Tinto", decisão tomada, quinta-feira, numa reunião que juntou responsáveis por estas três entidades.

"A Águas de Gondomar não detetou um problema ocorrido, no final do ano passado, na ETAR do Meiral, após um corte de energia elétrica, que teve como consequência uma descarga poluente para o Rio Tinto. Na sequência, a Agência Portuguesa do Ambiente levantou um processo de contraordenação à Águas de Gondomar", explica.

De acordo com a autarquia, nos próximos dias serão analisadas, no local, as possibilidades alternativas ao tratamento que é feito na ETAR do Meiral no local por responsáveis da Agência Portuguesa do Ambiente e das câmaras municipais de Gondomar e do Porto.

Hoje, os vereadores da CDU nas câmaras do Porto e de Gondomar já tinham defendido uma cooperação intermunicipal para despoluir o rio Tinto, alertando que a ETAR do Meiral não resolve o problema, mesmo funcionando em boas condições.

"A ETAR do Meiral, cuja responsabilidade de gestão pertence à Águas de Gondomar, concluiu em dezembro último, com cerca de meio ano de atraso, obras avaliadas em cerca de 4,5 milhões de euros para melhoria da eficácia da estação", refere o comunicado da câmara.

De acordo com o mesmo texto, "a componente biológica encontra-se, neste momento, em fase de arranque, sendo previsível o seu funcionamento a 100% entre fevereiro e março", data até à qual será acompanhada a gestão da Águas de Gondomar relativa à ETAR do Meiral.

JF (ACG/PD) // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

As imagens do carro que se despistou durante fuga policial em Matosinhos

Um jovem de 24 anos foi detido pela Divisão de Trânsito da PSP do Porto, na manhã desta sexta-feira, em Matosinhos, após uma perseguição policial, avançou o Correio da Manhã. O jovem ao perceber a presença dos agentes da polícia, fugiu a alta velocidade, adotando uma condução perigosa.

Detido suspeito de esfaquear duas pessoas numa estação de metro em Gaia

A Polícia Judiciária deteve esta sexta-feira, um homem de 22 anos suspeito da agredir duas pessoas em General Torres, na passada quarta-feira, tal como avançou o Porto Canal.

Nova ponte em Paços de Ferreira já tem data de abertura à circulação

Paços de Ferreira, no distrito do Porto, vai abrir à circulação rodoviária, no dia 25 de abril, o novo viaduto sobre o rio Carvalhosa, uma obra que custou cerca de 1,66 milhões de euros, segundo a autarquia local.