França bate Noruega e é a nova campeã mundial de andebol feminino

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Hamburgo, Alemanha, 17 dez (Lusa) - As andebolistas francesas sagraram-se hoje campeãs do mundo, ao baterem por 23-21 a Noruega, que era detentora do título, na final jogada em Hamburgo, Alemanha.

Para o andebol feminino gaulês, trata-se do segundo título mundial do seu historial, depois do conseguido em 2003, o que faz com que a maior potência da modalidade tenha, finalmente, as 'coroas' masculina e feminina em simultâneo.

Curiosamente, o adversário voltou a ser a Noruega, só que o favoritismo em masculinos era claro para os franceses - tanto mais que o campeonato se jogou em França - e agora a balança pendia acentuadamente para o conjunto norueguês, seleção que chegou à final com o estatuto de tricampeã e a 'faturar' goleadas. As nórdicas procuravam aqui o quarto título na últimas cinco edições.

O jogo foi muito intenso e equilibrado, com a França a chegar ao intervalo a ganhar por 11-10.

Na segunda parte, a França até chegou a ter três golos de avanço, mas a tónica foi decisivamente de equilíbrio, com várias situações de igualdade.

A dois minutos do fim, dois golos de Allison Pineau colocaram o marcador em 22-20 e as gaulesas assumiram, em definitivo, que a vitória estava a um 'pequeno passo'. Geriram bem os últimos segundos, nos quais se verificou ainda um golo para cada lado.

Para a história fica o técnico Olivier Krumbholtz, único sobrevivente do título de 2003 e que viveu também as finais perdidas em 2009 e 2011. "Elas souberam permanecer lúcidas e este resultado é lógico em função do trabalho que fizeram. É um momento de grande alegria", disse.

Allison Pineau, figura maior do jogo, marcou no total quatro golos, tantos quantos registou Manon Houette. Com três golos terminaram Laurisa Landre e Estelle Nze Minko.

Todo o jogo da Noruega assentou no poder de Tora Mork e Veronica Kristiansen, com sete golos cada.

No jogo de atribuição do terceiro lugar, jogado antes, a Holanda derrotou a Suécia por 24-21.

FB // VR

Lusa/fim

+ notícias: Desporto

"Fizemos grandes jogos e ficámos para a história"

João Mário, Diogo Costa, Gonçalo Borges e Romário Baró recordaram a final four da Youth League de 2019 e deixaram conselhos à equipa que partiu para Nyon.

FC Porto (Youth League): 20 'dragões' na comitiva para Nyon

São 20 os jogadores que fazem parte da comitiva do FC Porto que, nesta quinta-feira, partiu rumo a Nyon, onde os portistas vão defrontar o AC Milan em jogo da Final Four da Youth League.

Eis as listas completas às Eleições do FC Porto

Já foram entregues e validadas pelo Presidente da Mesa da Assembleia Geral do FC Porto, José Lourenço Pinto, os nomes de todos os candidatos ao ato eleitoral para os Órgãos Sociais do clube no quadriénio 2024-2028. As Listas A, B e C concorrem à Mesa da Assembleia Geral, à Direção e ao Conselho Fiscal e Disciplinar. Para a eleição do Conselho Superior apresentam-se a votos as Listas A, B e D.