Líderes da IGAD reúnem-se para impulsionar a reconciliação no Sudão do Sul

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Adis Abeba, 17 dez (Lusa) -- O presidente do Conselho Executivo da Autoridade Intergovernamental para o Desenvolvimento na África Oriental (IGAD) exigiu hoje que as partes envolvidas no conflito no Sudão do Sul manifestem um compromisso real para a paz.

"Se os líderes políticos não o fizerem, isso resultará numa grave consequência para eles e afetará negativamente o seu povo e a região em geral", advertiu Workineh Gebeyehu, também ministro dos Negócios Estrangeiros da Etiópia.

Gebeyehu falava na abertura de uma reunião visando um recomeço do processo de reconciliação no Sudão do Sul, iniciativa da IGAD que atua como mediadora das conversações entre o governo e a oposição sul-sudanesa.

Este Fórum de Revitalização de Alto Nível da IGAD, que vai decorrer à porta fechada durante alguns dias na sede da União Africana em Adis Abeba, conta com a participação de dezenas de responsáveis, incluindo os chefes da diplomacia dos países membros da Autoridade, de organizações internacionais e regionais.

Segundo a agência noticiosa espanhola EFE, está prevista a participação do presidente sul-sudanês, Salva Kiir, mas não do ex-vice-presidente e líder da oposição armada, Riek Machar, que enviou três representantes à reunião.

O Sudão do Sul é palco de uma guerra civil desde dezembro de 2013 entre as forças de Kiir, de etnia dinka, e as de Machar, da tribo nuer.

As partes assinaram um acordo de paz em agosto de 2015 que levou à criação de um governo de unidade nacional, mas em julho de 2016 reacendeu-se a violência, que levou o país à beira da fome, com 7,6 milhões dos cerca de 12 milhões de habitantes do Sudão do Sul a precisarem de ajuda, seis milhões sem acesso a alimentos suficientes e quatro milhões de deslocados.

PAL // ZO

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Homem ameaça fazer-se explodir no consulado do Irão em Paris

A polícia francesa cercou o consulado iraniano, esta sexta-feira, em Paris, depois de um homem ameaçar detonar explosivos presos ao corpo, segundo a agência Reuters.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.