Primeiros homens modernos ibéricos queimavam ossos de animais para se aquecerem

| Mundo
Porto Canal com Lusa

San Sebastián, Espanha, 17 dez (Lusa) - Os primeiros homens modernos ibéricos queimavam ossos de animais para se aquecerem devido ao frio glaciar que os privou há milhares de anos do uso da madeira como combustível, defende um estudo de peritos espanhóis.

Para chegarem a esta conclusão, investigadores da Universidade do País Basco analisaram sedimentos de diferentes períodos pré-históricos das jazidas de Labeko Koba (Guipúzcoa), Esquilleu (Cantábria) e Coimbre (Astúrias).

A par de sedimentos enegrecidos pelo fogo, os especialistas encontraram restos de ossos de animais, como bisontes e cabras, queimados.

Segundo um dos peritos, Álvaro Arrizabalaga, os invernos rigorosos obrigaram os homens pré-históricos a usarem ossos de animais como combustível depois de extraírem o tutano, um alimento "muito nutritivo" que não abdicavam.

Na altura, a paisagem da região que corresponde à atual Península Ibérica "era própria do atual norte da Escandinávia", onde havia pouca madeira, sublinhou o arqueólogo, citado pela agência noticiosa espanhola Efe.

ER // ZO

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Homem ameaça fazer-se explodir no consulado do Irão em Paris

A polícia francesa cercou o consulado iraniano, esta sexta-feira, em Paris, depois de um homem ameaçar detonar explosivos presos ao corpo, segundo a agência Reuters.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.