Frente Atlântica do Porto é uma manobra de propaganda - PCP/Porto

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 03 jan (Lusa) -- O PCP/Porto manifestou-se hoje contra a Frente Atlântica, composta pelos presidentes das câmaras do Porto, Matosinhos e Gaia, considerando que é "uma manobra de propaganda" e que ajuda a "cimentar" a política do Governo de destruição do país.

À agência Lusa, o responsável da Direção da Organização Regional do Porto (DORP) do PCP, Jaime Toga, começou por explicar que "faz falta e é necessária a cooperação intermunicipal" e que o partido defende que ela exista.

"Uma coisa é a cooperação intermunicipal, outra coisa é aquilo que foi apresentado pelo chamado grupo da Frente Atlântica do Porto que mais não é do que um espaço de promoção e protagonismo dos três presidentes de câmara", criticou.

A 12 de dezembro, os presidentes das câmaras do Porto, Gaia e Matosinhos assinaram a carta de Compromisso dos Municípios da Frente Atlântica, um documento que pretende afirmar-se como "uma ferramenta transmunicipal para implementar uma estratégia de políticas territoriais, em áreas fundamentais".

Jaime Toga afirmou que "este compromisso dos municípios da Frente Atlântica do Porto é uma manobra de propaganda".

"O que esta frente está a servir é para criar uma cortina sob as responsabilidades políticas quer do Governo e dos partidos que sustentam o Governo, quer depois dos autarcas que aqui se afirmam os grandes defensores do Norte mas depois, na prática, estão a validar as políticas que são seguidas", alertou.

O membro da comissão política do Comité Central do PCP acusa os três autarcas de deixarem de fora questões essenciais, acusando-os de atestar, confirmar e ajudar "a cimentar esta política do Governo que tem vindo a destruir o país".

Sobre a possibilidade da formalização de uma associação de município, Jaime Toga considera que "é uma forma de desvalorização do papel da área metropolitana do Porto, que contribui para acentuar o ataque que o governo já desferiu às próprias áreas metropolitanas".

"É um compromisso assinado entre os três presidentes de câmara e que não foi sequer sujeito a qualquer consideração ou discussão dos executivos e assembleias municipais", criticou ainda.

O comunista referiu ainda que os três autarcas -- a quem chamou de "alegados defensores do Norte" - não se pronunciaram sobre dois temas prioritários: a extinção de freguesias e regionalização.

"Há uma linha de propaganda que contribui para os objetivos do Governo que são contrários aos interesses da região", concluiu.

JF // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Colisão entre três veículos provoca um ferido com 70 anos em Santa Maria da Feira

Uma colisão entre três veículos ligeiros na Estrada Nacional 1, em Santa Maria da Feira, próximo da antiga discoteca Big Cansil, provocou um ferido que foi assistido no local. A via está parcialmente obstruída.

Cancelada procissão do enterro da Semana Santa de Braga devido ao mau tempo

O último cortejo da Semana Santa de Braga, a Procissão do Enterro do Senhor, estava agendada para esta sexta-feira à noite mas foi cancelada devido às condições meteorológicas desfavoráveis, avança o JN.

Quatro feridos na colisão entre três veículos em Santa Maria da Feira

A colisão entre três veículos ligeiros na Estrada Nacional 1, em Santa Maria da Feira, próximo da antiga discoteca Big Cansil, que aconteceu na manhã desta sexta-feira, provocou quatro feridos ligeiros, adiantaram elementos dos bombeiros no local. A via esteve cortada ao trânsito temporariamente, mas já se encontra aberta e a situação regularizada.