Congresso do Peru aprova debater destituição de Presidente por "incapacidade moral"

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Lima, 16 dez (Lusa) -- O Congresso do Peru aprovou na sexta-feira debater o pedido de destituição do Presidente da República, Pedro Pablo Kuczynski, por "incapacidade moral permanente", ao alegadamente ocultar pagamentos da construtora Odebrecht a uma das suas empresas quando era ministro.

O debate vai decorrer na próxima quinta-feira, 21 de dezembro.

O parlamento, dominado pela oposição, em que o 'fujimorismo' é a maioria absoluta, aceitou a moção de destituição de Kuczynski apresentada pela Frente Ampla de esquerdas por 93 votos a favor, frente a 17 votos contra.

Os defensores da destituição argumentaram que Kuczynski está desacreditado para continuar a governar por "faltar à verdade", ao negar em repetidas ocasiões qualquer ligação à brasileira Odebrecht, empresa que esta semana revelou ter feito pagamentos de mais de 782.000 dólares em consultorias entre 2004 e 2007 à Westield Capital, empresa de Kuczynski.

FV // FV.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.