Marinha alerta para agravamento do estado do mar durante o fim de semana

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 03 jan (Lusa) -- A Marinha Portuguesa alertou hoje, num comunicado divulgado no seu site, para o agravamento do estado do mar durante o fim de semana, que deverá manter-se até meio da próxima semana.

"A Marinha alerta toda a comunidade marítima, em particular a comunidade piscatória e náutica de recreio, para redobrar a atenção no cumprimento escrupuloso de todos os procedimentos e regras de segurança no mar", pode ler-se na nota hoje divulgada.

De acordo com a previsão meteorológica do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê-se o agravamento do estado do mar, que afetará principalmente a costa Oeste de Portugal continental, com ondas que podem chegar aos oito metros de altura.

Segundo a Marinha, o agravamento do estado do mar "será gradual durante todo o fim de semana e até meio da próxima semana, atingindo o seu máximo na segunda-feira, dia 06 de janeiro".

Oito barras marítimas estão fechadas à navegação e outras duas estão condicionadas devido à agitação marítima, de acordo com informação disponível na página de Internet Marinha Portuguesa.

A Marinha informa que as barras marítimas de Caminha, Vila Praia de Âncora, Esposende, Póvoa do Varzim, Vila do Conde, Douro, Figueira da Foz e S. Martinho do Porto estão fechadas à navegação devido ao estado do mar.

Pela mesma razão, as barras de Viana do Castelo e de Aveiro estão fechadas a embarcações com comprimento inferior a 30 e a 35 metros, respetivamente.

JRS // ZO

Lusa/fim

+ notícias: País

Mais de metade do lucro dos Jogos Santa Casa provem das raspadinhas

De acordo com o mais recente relatório divulgado pelos Jogos Santa Casa, os portugueses investiram um total de 1714 milhões de euros em raspadinhas ao longo do ano passado. A crescente popularidade das raspadinhas é evidente e já equivale a mais de metade das vendas brutas totais desta instituição, neste caso, 56%.

Em três meses foram detetados 3,5 milhões de casos de dengue na América Latina. Devemos preocupar-nos em Portugal?

A epidemia de dengue na América Latina atingiu números alarmantes em 2024, com um aumento notável de casos e mortes face ao ano anterior, informou a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Mas devemos preocupar-nos em Portugal?

Conheça a previsão para os preços dos combustíveis na semana após a Páscoa

Depois do domingo de Páscoa, a semana que se segue não será diferente e os preços dos combustíveis voltam a sofrer alterações. As previsões guardam sentimento "agridoce" para os automobilistas.