Um em cada três adultos tem excesso de peso ou é obeso

| País
Porto Canal / Agências

Londres, 03 jan (Lusa) - Mais de um em cada três adultos tem excesso de peso ou é obeso, disse hoje um instituto de pesquisa britânico, notando que houve um grande aumento de pessoas com peso a mais nos países em desenvolvimento.

De acordo com um comunicado do 'The Overseas Development Institute', a percentagem de pessoas que mostra um índice de massa corporal superior a 25 - o limite a partir do qual as pessoas têm excesso de peso - aumentou de 23 para 34 por cento entre 1980 e 2008, totalizando 1,46 mil milhões.

O índice de massa corporal é a relação entre a altura e o peso, e a partir de 30 a Organização Mundial de Saúde classifica a pessoa como obesa.

Nos países em desenvolvimento, o número de pessoas com peso a mais e obesas quase quadruplicou entre 1980 e 2008, passando de 250 para 904 milhões, de acordo com o relatório hoje divulgado.

As taxas de crescimento das pessoas gordas ou obesas nos países em desenvolvimento são alarmantes", disse um dos autores do relatório, avançando que "vamos assistir a um forte aumento do número de pessoas com cancro, diabetes, acidentes vasculares cerebrais ou ataques cardíacos, o que coloca enorme pressão nos sistemas de saúde".

Na Europa, cerca de 58% dos habitantes tem peso a mais, enquanto na América do Norte e nos Estados Unidos essa percentagem sobe para os 70%.

A OMS considera que o excesso de peso e a obesidade são o quinto fator de risco para mortes a nível mundial e estima que pelo menos 2,8 milhões de adultos morrem por causa disso todos os anos.

MBA // APN

Lusa/Fim

+ notícias: País

Portugal com 23 casos confirmados de sarampo

O número de casos de sarampo subiu para 23 em Portugal, havendo ainda seis casos em investigação, segundo um balanço da Direção-Geral da Saúde (DGS).

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.