EUA aprovam fim da 'neutralidade da internet' perante protestos de ativistas

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Washington, 14 dez (Lusa) - A Comissão Federal de Comunicações norte-americana aprovou hoje uma norma sobre o serviço de internet que acaba com a "neutralidade da rede", permitindo que as fornecedoras de internet alterem a velocidade do tráfego de sites específicos.

A proposta, aprovada pela maioria republicana nesta instituição que funciona como regulador das telecomunicações, termina com a internet como um serviço público de acesso livre e igual para todos os utilizadores.

Na prática, a norma de 2015 impedia que os fornecedores de internet pudessem bloquear ou diminuir o tráfego nos sites. Quando a nova lei entrar em vigor, estas empresas podem decidir acelerar ou diminuir a velocidade de comunicações em sites de informação ou difusão de vídeo, só estando obrigadas a tornar o procedimento público.

A norma foi aprovada perante os protestos dos membros do Partido Democrata e de muitos ativistas que consideram que esta alteração legal dará demasiado poder aos fornecedores de internet.

Os republicanos argumentam que a nova regra serve apenas para acabar com uma norma que tratava com "mão dura" a indústria de fornecedores de acesso à net perante "danos hipotéticos".

MBA // ANP.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.