Colisão em França fez quatro mortos e 24 feridos "muito graves"

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Perpignan, Frabça 14 dez (Lusa) -- Pelo menos quatro pessoas morreram e 24 outras ficaram feridas em estado "muito grave", 21 das quais crianças, na sequência de uma colisão entre um comboio e um autocarro escolar no sudoeste de França, indicaram as autoridades francesas.

O ministério do Interior francês (Administração Interna) confirmou inicialmente quatro mortos e 19 feridos, dos quais sete em "estado grave".

No entanto, pouco tempo depois -- em conferência de imprensa -- o prefeito dos Pirinéus-Orientais, região onde ocorreu o acidente, Philippe Vignes deu conta de "24 feridos muito graves".

"Desses 24, 21 são [estudantes] do liceu e três são [passageiros do comboio regional] TER. Estas pessoas foram repartidas pelos principais hospitais, nomeadamente o de Perpignan", disse o responsável.

Alguns dos feridos graves têm "prognóstico reservado", noticiou a agência France Presse, citando uma fonte da investigação à colisão.

O acidente ocorreu cerca das 15:00 (hora de Lisboa) numa passagem de nível perto de Millas, nos Pirinéus, perto da fronteira com Espanha. Millas fica a cerca de 15 quilómetros de Perpignan.

As vítimas são, na sua maioria, passageiros do autocarro escolar, que transportava crianças e jovens dos 13 aos 17 anos.

O comboio regional que chocou com o autocarro transportava 25 passageiros. A empresa estatal de caminhos de ferros de França, a SNCF, tinha declarado que todos tinham escapado "sãos e salvos".

O primeiro-ministro francês, Edouard Philippe, está a caminho do local, tal como a ministra dos Transportes, Elisabeth Borne.

"Os serviços de emergência e os serviços do Estado estão completamente mobilizados. Vou para o local imediatamente", escreveu Elisabeth Borne nas redes sociais.

Envolvidos nas operações de resgate e desencarceramento do autocarro escolar estão 70 sapadores bombeiros, 10 veículos de emergência, dois helicópteros da proteção civil e dois outros das emergências médicas, escreve o Le Figaro na sua página online.

No local foi instalado um posto médico avançado.

Fotos do local do acidente divulgadas por uma televisão local mostram o autocarro escolar cortado ao meio e o comboio descarrilado.

NVI // ANP.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.