Agitação marítima põe bombeiros de Espinho e Ovar em alerta

Agitação marítima põe bombeiros de Espinho e Ovar em alerta
| Norte
Porto Canal

As corporações de bombeiros de Ovar e Espinho estão em alerta hoje e no sábado para prevenir estragos decorrentes da agitação marítima, que poderá pôr em risco zonas de habitação e já obrigou à abertura de valas preventivas.

Em declarações à Lusa, o comandante dos Voluntários de Espinho, António Proença, revelou que depois de na passagem de ano as ondas do mar terem galgado a rua 2 e as zonas do bairro dos pescadores e da capela de Paramos, a situação acalmou, mas espera-se agora "um novo pico".

"Às cinco da manhã [de sábado] a situação pode complicar-se, porque será altura da preia-mar, a maré estará bastante alta e há previsões de ondulação de oito metros e algumas rajadas de vento do noroeste", explicou António Proença.

"Há risco de inundações nas casas, mas as barreiras que criámos com o Regimento de Engenharia de Espinho devem minimizar o problema", acrescentou.

O comandante dos bombeiros referia-se às obras realizadas esta semana, com o envolvimento dos militares que operam no concelho e os responsáveis autárquicos pela Proteção Civil, com vista à criação de barreiras em areia para impedimento do avanço do mar e a abertura de valas no solo para evitar o alastramento da água.

"Usámos uma máquina giratória e outra de rasto para criar barreiras e abrir valas, na tentativa de evitar ao máximo as inundações", explicou António Proença. "São medidas provisórias e preventivas, que vão ajudar a lidar com a situação e depois podem ser eliminadas, para a zona voltar ao seu estado", garantiu.

Miguel Gomes, comandante dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz, admitiu à Lusa que, ao contrário do habitual, desta vez não é o bairro piscatório dessa localidade do concelho de Ovar o mais afetado pela agitação marítima e pelo avanço do mar.

"A zona que está a ser mais fustigada está a norte, sobretudo em Silvalde, Paramos e Espinho", explicou. "Em Esmoriz, o bairro dos pescadores até tem estado calmo para o habitual e a Praia do Campinho é que tem sido mais afetada", continuou.

Os estragos dos últimos dias prendem-se principalmente com o arranque das proteções em madeira e pedra, que acabaram lançadas da praia para a via pública. Mas Miguel Gomes assegurou que a avenida marginal, com as suas habitações altas, não deverá correr riscos, sendo que as maiores preocupações para a próxima madrugada são motivadas pelo rio Lambão.

"A Barrinha de Esmoriz ficou tão cheia nestes dias que está a esvaziar para o mar muito lentamente", revelou o bombeiro. "Se não parar de chover, o caudal do rio vai aumentar ainda mais e, se ultrapassar a sua cota máxima, quase de certeza absoluta que a água vai entrar pelas casas que há lá perto".

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.