PR Moçambique e líder da Renamo estiveram reunidos na Gorongosa

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Chimoio, Moçambique, 13 dez (Lusa) - O Presidente de Moçambique, Filipe Nuysi, encontrou-se hoje com Afonso Dhlakama, líder da Renamo, nas matas da serra da Gorongosa, no âmbito das negociações de paz no país, disse à Lusa fonte próxima do processo.

O chefe de Estado deslocou-se de helicóptero à zona de refúgio do líder da oposição, acompanhado por uma pequena equipa de segurança e alguns embaixadores que estão a mediar as negociações.

Nyusi e Dhlakama estiveram reunidos por mais de duas horas, referiu a mesma fonte.

No final, não houve confirmação sobre se terão legitimado documentos relacionados com a descentralização do Estado, assunto em cima da mesa de negociações, e que deverá ser encaminhado para debate na Assembleia da República.

A comitiva de Nyusi desembarcou ao fim da tarde no aeródromo de Chimoio, capital da província de Manica, e seguiu depois num voo privado para Maputo, constatou a Lusa no local.

Dhlakama disse a 03 de novembro em entrevista à Lusa que previa assinar um acordo político com Nyusi até final daquele mês sobre a eleição de governadores provinciais - até aqui nomeados pelo chefe de Estado -, mas tal não chegou a acontecer.

Além de ficar definida a forma de eleição, o líder Renamo referiu que o acordo deverá incluir "a revisão pontual da Constituição, para permitir que os poderes do Presidente da República de nomear os governadores sejam extintos" e substituídos pela votação para o cargo, a par de um modelo de alocação das "receitas cobradas nas províncias".

"São estes documentos e outros que terão que entrar" no parlamento, referiu, esperando que "até março [de 2018] sejam aprovados para serem usados nas eleições de 2019".

A descentralização é um dos temas das negociações de paz entre o Governo e a Renamo, a par da integração dos homens do braço armado da oposição nas forças armadas.

Sobre essa matéria, os trabalhos também avançam, disse Dhlakama naquela entrevista à Lusa.

Depois de uma escalada no conflito militar no centro do país em 2015 e 2016, um cessar-fogo foi decretado por Dhlakama em dezembro e as relações entre o líder da Renamo e o Presidente de Moçambique melhoraram.

As negociações para um novo acordo de paz ficaram marcadas por um aperto de mãos entre ambos a 06 de agosto, quando Filipe Nyusi se deslocou à Serra da Gorongosa para um encontro de cerca de duas horas com Afonso Dhlakama.

AYAC/LFO // EL

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.