FC Porto em sub19 perde por 2-0 contra o Vitória de Guimarães

| FC Porto
Porto Canal (RYO)

A equipa de Sub-19 do FC Porto somou, este sábado, em Guimarães, diante do Vitória, a primeira derrota (0-2) na edição 2017/18 do Nacional de Juniores A, colocando um ponto final numa série de 12 vitórias consecutivas, quatro delas na UEFA Youth League. O resultado não impede, contudo, que os portistas continuem a comandar a tabela da primeira fase da zona norte do campeonato, com 37 pontos, mais 11 do que o Sporting de Braga, que também perdeu nesta 14.ª jornada.

No Campo n.º 5 Complexo Desportivo Dr. António Machado, assistiu-se a uma primeira parte disputada, com jogadas perigosas nas duas balizas, embora com um ligeiro ascendente azul e branco. Os Dragões atacaram mais, nem sempre com o devido critério e objetividade, e foram os primeiros a ameaçar o golo. Os vitorianos reagiram, cresceram no jogo e, na sequência de um contra-ataque, inauguraram o marcador, por intermédio do avançado Leonardo Costa, que lidera a tabela de goleadores zona norte da primeira fase do campeonato (33m).

Era algo injusto o resultado que se verificava ao intervalo. O FC Porto regressou dos balneários determinado a invertê-lo, embora nem sempre tomando as melhores decisões. E teve uma ocasião soberana para devolver o empate ao jogo, num penálti bem batido, potente e colocado, pelo capitão Paulo Estrela, mas que foi parado por uma não menos boa defesa do guarda-redes dos minhotos (77m).

A missão estava não estava fácil e tornou-se mais difícil para os azuis e brancos quando, dois minutos depois, João Lameira viu o segundo amarelo e o respetivo vermelho.Já na parte final, o central portista Pedro Justiniano teve nos pés o empate, mas quem marcou foi mesmo o Vitória, por intermédio de Huanhuan Shan (90+5m). Mais de dois meses depois, os Dragões experimentavam o trago amargo da derrota pela segunda vez na época - a primeira aconteceu na deslocação ao Mónaco (2-3), para a Youth League, há mais de dois meses.

Os Sub-19 alinharam com: Ricardo Silva (g.r.); Mamadu Lamba, Pedro Justiniano, Fábio Borges e Diogo Bessa (Jota, 90+3m), Paulo Estrela (cap.), Mateus Santos, Romário Baró, Junior Maleck, Fábio Vieira (João Lameira, 74m) e João Mário (Afonso Sousa, 62m).

No calendário portista segue-se a receção ao Leixões, agendada para o próximo sábado, às 15h00, no Estádio Luís Filipe Menezes, e com transmissão em direto no Porto Canal.

+ notícias: FC Porto

FC Porto sofre derrota frente ao THW Kiel na Liga dos Campeões de andebol

O FC Porto perdeu hoje em casa com os alemães do THW Kiel, por 31-27, na terceira jornada do Grupo B da Liga dos Campeões de andebol, competição em que a equipa portuguesa soma três derrotas.

Ghilas de regresso aos treinos do FC Porto após integrar seleção da Argélia

O regresso de Ghilas, que esteve ao serviço da seleção de futebol da Argélia, e as chamadas de Mikel, Pedro Moreira e Caballero, da equipa B, foram as notas do treino de hoje do FC Porto, no Olival.

Josué e Varela de regresso aos treinos do FC Porto

Os regressos de Josué e Varela, titulares no triunfo de Portugal sobre o Luxemburgo (3-0), constituiram hoje as novidades do treino do FC Porto, que prepara o jogo com o Trofense, da Taça de Portugal em futebol.