Jovens Empresários Portugal-China distinguem cônsul de Portugal em Macau

| Economia
Porto Canal / Agências

Macau, China, 14 dez (Lusa) -- A Associação de Jovens Empresários Portugal-China (AJEPC) distingue sábado com o "Prémio Personalidade Luso-Chinesa 2013" o cônsul-geral de Portugal em Macau, um galardão que distingue a "inovação" da postura diplomática com resultados visíveis na captação de investimento.

Em declarações à agência Lusa quando foi anunciado o prémio, Bernardo Mendia, dirigente da AJEPC explicou que o prémio foi criado para "distinguir uma personalidade" que a associação entenda ter sido "importante nas relações entre Portugal e a China" e que a escolha de Vítor Sereno é justificada pela sua postura e dinamismo.

"Em funções desde março deste ano, [o cônsul Vítor Sereno] desenvolveu, de forma inovadora, uma postura de diplomacia económica que permite, por exemplo ter excelentes resultados no âmbito da captação de investimento para Portugal através dos 'vistos gold'", disse na ocasião Bernardo Mendia.

Já Vítor Sereno disse hoje à agência Lusa sentir-se "sempre honrado e satisfeito" quando o seu trabalho é reconhecido e "muito mais quando são as associações empresariais ou as empresas que se mostram satisfeitas pelo que está a ser feito".

"Mas isto não é um trabalho do cônsul-geral, é um trabalho de uma equipa, de uma equipa multidisciplinar que envolve também a componente cultural com o Instituto Português do Oriente, e económica com a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, a AIECEP", disse.

Vítor Sereno salientou que "ninguém pode promover Portugal no exterior sozinho, mas cada um pode, na sua área de intervenção, contribuir com alguma coisa para que no final o todo seja um elemento de diferença".

Natural de Coimbra, Vítor Sereno é licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra e diplomata desde 1997 tendo exercido, antes de chegar em março a Macau como cônsul-geral, em postos como Guiné-Bissau, Argentina, Alemanha e Holanda.

Ao longo da sua carreira foi ainda chefe de gabinete do Ministro-Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas, do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, António Braga, e do Secretário-Geral do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Embaixador Vasco Valente.

A AJEPC "é uma associação sem fins lucrativos que nasceu da congregação de esforços de um conjunto de empresários portugueses com interesse em fortalecer a sua posição no mercado chinês" e que "apostam na aproximação, desenvolvimento e investimento nos dois mercados, Portugal e China, utilizando Macau como plataforma de ligação e fortalecimento da cooperação económica e comercial entre os dois países".

JCS // PJA

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.