Dez distritos do continente sob aviso amarelo devido à agitação marítima

Dez distritos do continente sob aviso amarelo devido à agitação marítima
| Norte
Porto Canal com Lusa

Dez distritos de Portugal continental estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de agitação marítima, encontrando-se dez barras fechadas à navegação, segundo o Instituto Português do mar e da Atmosfera (IPMA) e a Marinha.

De acordo com o IPMA, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro estão sob aviso amarelo até às 18:00 de hoje devido à agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com 04 a 05 metros.

Também o arquipélago da Madeira está até às 21:00 de hoje sob aviso amarelo devido à agitação marítima e por causa do vento forte com rajadas até aos 80 quilómetros por hora.

O aviso amarelo, o segundo menos grave de uma escala de quatro, indica uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Por causa da agitação marítima, estão fechadas a toda a navegação as barras de Caminha, Vila Praia de Âncora, Esposende, Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Douro, Figueira da Foz, São Martinho do Porto, Ericeira e Alvor.

A Marinha Portuguesa indica ainda que as barras de Viana do Castelo, Leixões e Aveiro estão condicionadas à navegação.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade até ao início da manhã na faixa costeira ocidental e com ocorrência de aguaceiros fracos e dispersos, e aumentando temporariamente de nebulosidade no interior a norte da serra da Estrela durante a tarde.

A partir da tarde, segundo o IPMA, o céu tornar-se-á gradualmente muito nublado no Minho e Douro Litoral e com possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca no Minho para o final do dia.

A previsão aponta também para vento em geral fraco do quadrante norte, soprando moderado no litoral a sul do cabo Mondego e moderado a forte nas terras altas do Centro e Sul até final da manhã.

Está também prevista a formação de gelo ou geada, em especial no interior, possibilidade de ocorrência de neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais do interior Norte e Centro e pequena descida da temperatura mínima.

No que diz respeito às temperaturas, as mínimas vão variar entre os -1 (na Guarda) e os 08 (em Lisboa) e as máximas entre os 05 (na Guarda) e os 15 (em Santarém e Faro).

O IPMA prevê para hoje na Madeira céu geralmente muito nublado, aguaceiros em geral fracos, mais frequentes nas vertentes norte e nas zonas montanhosas, vento moderado a forte de nordeste, com rajadas até 80 quilómetros por hora em especial nos extremos leste e oeste da ilha, soprando forte com rajadas até 100 quilómetros por hora nas zonas montanhosas e pequena descida da temperatura mínima nas vertentes norte e nas zonas montanhosas.

No Funchal, as temperaturas vão oscilar entre 16 e 20 graus Celsius.

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.