Fundo europeu JESSICA financia 24 projetos com 22,5 ME

| Economia
Porto Canal / Agências

Coimbra, 06 jun (Lusa) -- Os 24 projetos de reabilitação urbana financiados pelo fundo europeu JESSICA com cerca de 22,5 milhões de euros, que representam um investimento total da ordem dos 146 milhões de euros, foram hoje apresentados em Coimbra.

Os 24 projetos aprovados pelo comité de investimento em Portugal daquele programa e apresentados hoje, na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), relacionam-se, na sua maior parte, com o turismo (particularmente com a hotelaria), e, em menor escala, com equipamentos sociais, comércio, cultura, saúde e mobilidade.

Lisboa e Porto, com oito e cinco candidaturas aprovadas, respetivamente, são as áreas urbanas com mais projetos financiados, seguindo-se Aveiro, com três, e Amares, Vila Verde, Barcelos, Lagos, Portimão e Albufeira, com um projeto cada uma.

Aos projetos hoje anunciados juntam-se a 13 outras candidaturas aprovadas até ao final de 2012, que tiveram um financiamento do JESSICA de 12 milhões de euros e equivaleram a um investimento global de cerca 64 milhões de euros.

Uma residencial sénior, a criar num quartel desativado, em Aveiro, é o projeto, entre os 24 apresentados, com um financiamento mais elevado (3,7 milhões de euros), seguindo-se um empreendimento de apartamentos turísticos, no Porto, e a reabilitação de três edifícios em ruína, para habitação, comércio, serviços e estacionamento, no centro antigo da cidade de Portimão, com 1,25 milhões de euros, cada um.

A recuperação da Igreja e da Torre dos Clérigos, no Porto, é outro dos projetos financiados pelo programa JESSICA, que garante um financiamento de 500 mil euros e um cofinanciamento do mesmo valor, para um investimento global estimado em dois milhões e 300 mil euros.

Os restantes quatro projetos para o Porto estão relacionados com a hotelaria, setor que também absorve sete das oito candidaturas aprovadas para Lisboa, para onde, à margem da hotelaria, está prevista a criação de um parque de estacionamento com 193 lugares, cujo edifício se destina a albergar um equipamento cultural.

Na sessão de apresentação dos 24 projetos aprovados, em que participou o secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, Manuel Castro Almeida, o presidente do comité de investimento em Portugal do JESSICA e da CCDRC, Pedro Saraiva, disse que este programa já financiou empreendimentos com cerca de 40 milhões de euros e que "o objetivo até final deste ano" é "atingir outros 40 milhões de euros".

Salientando que "a iniciativa JESSICA visa a valorização dos centros históricos" urbanos, Castro Almeida sustentou que "as cidades competem cada vez mais entre si" e se "afirmam pela sua identidade" a qual, exceto um ou outro caso, "tem a ver com o seu centro histórico".

O programa JESSICA foi lançado conjuntamente pela Comissão Europeia, pelo Banco Europeu de Investimento e pelo Banco de Desenvolvimento do Conselho da Europa, no sentido de apoiar os Estados membros na utilização de "mecanismos de engenharia financeira para financiamento de investimentos de reabilitação urbana, com recurso a fundos QREN".

Em Portugal, o Fundo JESSICA disponibiliza um montante global de 130 milhões de euros, tendo uma capacidade de investimento direto de 335 milhões de euros.

JEF // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Com Páscoa à porta, preços do cacau atingem máximos 

O preço do cacau nos mercados internacionais disparou 150% desde o início do ano e tocou pela primeira vez os 10.000 dólares por tonelada, mas há dúvidas que o pico tenha sido atingido, segundo os analistas consultados pela Lusa.

Vai trabalhar no feriado? Pode ter direito a compensação adicional

Na sexta-feira Santa, no dia 29 de março, é comum associar-se à ideia de descanso para muitos. Contudo, quanto à compensação pelo trabalho realizado neste feriado, a resposta não é simples e direta, mas sim variável conforme as circunstâncias individuais.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.