UE defende que se repense funcionamento da OMC

| Economia
Porto Canal com Lusa

Buenos Aires, 11 dez (Lusa) - A comissária europeia do Comércio, Cecilia Malstrom, defendeu hoje que deve ser repensado o funcionamento da Organização Mundial do Comércio (OMC), durante a XI conferência ministerial da instituição que decorre em Buenos Aires.

"Esta semana temos uma oportunidade significativa para pensar o que queremos politicamente para a OMC e procurar uma orientação programática para o conseguir, que é o que tem impedido que esta organização desempenhe o papel que lhe compete", afirmou.

Durante a primeira sessão da reunião ministerial, a representante da União Europeia (UE) destacou a necessidade de "maior abertura" e "maior pragmatismo" para avançar.

O representante norte-americano, Robert Lighthizer, deixou, na sua intervenção, uma série de críticas à OMC, considerando que a organização está a transformar-se numa câmara de resolução de conflitos e a afastar-se da sua missão essencial.

"Estamos preocupados, a OMC está a perder o seu objetivo essencial e a tornar-se uma organização focada em litígios", apontou.

A conferência ministerial da OMC, que termina na quarta-feira, decorre num contexto de fragilização da organização, questionada pelos Estados Unidos e com dificuldade em gerir as disputas comerciais entre a China e vários países.

EO // ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alteraçõoes nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.