Pedrógão Grande: Passeio todo-o-terreno vai servir para arrancar acácias

| País
Porto Canal com Lusa

Pedrógão Grande, Leiria, 11 dez (Lusa) - Pedrógão Grande vai acolher um passeio de veículos todo-o-terreno no sábado, em que os participantes vão ter de arrancar acácias, uma espécie invasora, ao mesmo tempo que contribuem para a preservação de corta-fogos.

A iniciativa da Trilhos do Zêzere, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Pedrógão Grande, realiza-se seis meses após o grande incêndio que afetou o concelho de Pedrógão Grande e municípios limítrofes.

O passeio "tem como missão o conhecimento e preservação dos caminhos de terra batida e corta-fogos do concelho de Pedrógão Grande, de forma a manter os mesmos transitáveis para que possam ser utilizados pelos meios de socorro em caso de futuros incêndios", sublinha a autarquia, em nota de imprensa enviada à agência Lusa.

Para além disso, a ação vai ter ainda a preocupação de remoção de espécies invasoras, como a acácia (também conhecida como mimosa), em que cada participante vai ter de "remover três exemplares da referida espécie".

De acordo com o município, "num território em que cada vez mais é notório a desertificação e o abandono das atividades nas áreas agrícolas e florestais, podem os praticantes de atividades na natureza e ar livre ser um grande contributo revertendo tal facto, bastando fazer o que gostam".

Com o passeio, é também disponibilizado aos interessados "um mapa de caminhos e estradas florestais intermédios, que não eram passíveis de utilização antes do incêndio e que muito dificultou os acessos aos meios de socorro", sublinha o município de Pedrógão Grande.

O passeio arranca às 08:00, junto à Câmara Municipal de Pedrógão Grande, e termina às 17:00, acrescentou.

JYGA // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Mais autocarros e mais viagens. FlixBus reforça operação para responder à afluência na Páscoa

A Flixbus divulgou, esta quarta-feira, o reforço da operação até 70% durante o período da Páscoa.

Trabalhadores da Medway em greve esta quinta-feira por melhores salários e condições

Os trabalhadores da empresa ferroviária de mercadorias Medway estão esta quinta-feira em greve por melhores salários e condições, incluindo a conciliação da vida profissional e familiar, tendo a empresa pedido uma reunião para o dia 11 de abril.

Bombeiros, SNS e INEM assinam acordo para melhorar transporte de doentes urgentes

A Liga dos Bombeiros Portugueses, a Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde e o INEM chegaram esta quarta-feira a acordo para melhorar o transporte de doentes urgentes e o financiamento de meios, após oito semanas de reuniões.