Sapadores de Lisboa registaram mais uma centena de ocorrências entre as 00:00 e as 07:00

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 11 dez (Lusa) -- Mais de uma centena de ocorrências foi registada desde as 00:00 e até às 07:00 pelo Regimento Sapadores Bombeiros de Lisboa, a maioria quedas de árvores e de estruturas, segundo uma fonte da corporação.

"Desde as 00:00 e até às 07:00 de hoje registámos 122 ocorrências, sendo que 51 são quedas de árvores e 25 quedas de infraestruturas", disse à Lusa uma fonte dos Sapadores.

De acordo com a mesma fonte, foram ainda registadas sete inundações em espaços privados e oito em espaços públicos.

"Não foram registados acidentes graves, nem feridos na sequência das ocorrências", disse a mesma fonte, acrescentando que os pedidos diminuíram entretanto devido à melhoria do estado do tempo.

Em declarações à Lusa hoje de manhã, uma fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Lisboa tinha dado conta de mais de 300 ocorrências entre as 00:00 e as 06:30, sendo a maioria quedas de árvores e estruturas.

"Registámos depois das 00:00 mais de 300 ocorrências que contaram com 1.200 operacionais, com o auxílio de 338 veículos. Entre estes operacionais estiveram envolvidos, bombeiros, PSP, GNR, veículos de reboque e assistência e Infraestruturas de Portugal", adiantou a mesma fonte.

No que diz respeito ao distrito do Porto, uma fonte do CDOS disse à Lusa que desde as 00:00 foram registadas mais de 200 ocorrências sobretudo de quedas de árvores e estruturas e pequenas inundações.

"Entretanto, ao longo da noite com a melhoria do estado do tempo diminui também o número de ocorrências", disse a mesma fonte, salientando "não ter havido registo de vítimas, nem casas desalojadas, nem situações de desalojados".

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) tinha previsto que a partir das 03:00 a tempestade Ana começasse a perder intensidade e a dissipar-se.

De acordo com o Instituto, para hoje está prevista uma descida das temperaturas, aguaceiros, diminuindo de frequência e intensidade, possibilidade de trovoada e granizo e queda de neve acima de 800 metros.

Mais de 9.300 operacionais da Proteção Civil, incluindo bombeiros, elementos do Instituto Nacional de Emergência Médica de Portugal (INEM) e Guarda Nacional Republicana (GNR), estão destacados desde o início de domingo por causa da passagem pelo continente da tempestade Ana.

A queda de uma árvore provocou uma vítima mortal, uma mulher de 45 anos, em Marco de Canavezes, no domingo.

DD (FV/JRS/FP) // SB

Lusa/fim

+ notícias: País

Preços dos combustíveis seguem em direções opostas. Confira as previsões

Depois de na última semana os preços dos combustíveis terem descido, a partir de segunda-feira as notícias não são boas para os condutores de carros a gasolina.

Um terço dos portugueses elegem 25 de Abril como a data mais importante do país

Em 2004 foi também esta a escolha de 52% dos inquiridos e de 59% da amostra no inquérito de 2014, face a outras datas propostas, como a adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia (CEE), em 1985, a implantação da República (1910), a restauração da independência em 1640, a Batalha de Aljubarrota (1385) e a chegada de Vasco da Gama à Índia (1498).

Número de desempregados sobe 6% em março

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu 1,9% em março face a fevereiro, mas subiu 6% em termos homólogos, totalizando 324.616, segundo dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).