Acordo na UE permite controlo de emissões mais eficiente - fabricantes de carros

| Economia
Porto Canal com Lusa

Bruxelas, 08 dez (Lusa) - A Associação Europeia de Fabricantes Automóveis congratulou-se hoje com o acordo obtido para que os países da União Europeia tenham um sistema de controlo de emissões dos veículos mais "robusto e eficiente", mas sem implicar excessos burocráticos.

"O acordo alcançado ontem [quinta-feira] parece conseguir um equilíbrio entre o objetivo de fazer com que todo o sistema de homologação seja mais robusto e eficiente e a necessidade de evitar uma excessiva carga administrativa para os fabricantes", refere um comunicado do presidente da associação, Erik Jonnaert.

Quando for definitivamente aprovado, o consenso obtido entre os negociadores da Presidência do Conselho Europeu e do Parlamento Europeu vai tornar mais exigentes as normas de controlo de emissões poluentes dos veículos, a partir de setembro de 2020.

Este avanço surge como reação à fraude da Volkswagen que se tornou pública em 2015 e ficou conhecida como 'Dieselgate'.

Segundo o presidente da associação que representa os fabricantes de carros, o acordo vai trazer "certeza jurídica e clareza" que a indústria automóvel europeia necessita.

"Confiámos que este novo sistema de homologação e vigilância mais robusto permitirá à indústria automóvel recuperar a confiança dos consumidores", acrescentou Erik Jonnaert.

O acordo, que deverá ser aprovado pelos Estados-membros da UE e pelo Parlamento Europeu, contempla a realização de controlos mais rigorosos aos veículos a motor, tanto antes de serem homologados como depois de estarem em circulação, e exige que os serviços técnicos com a tarefa de fazer as provas de laboratório sejam auditados de forma regular e independente.

A Comissão Europeia poderá vir a multar num valor até 30 mil euros o fabricante ou o centro de provas por cada veículo que não se ajuste às normas. Atualmente, o executivo comunitário só pode sancionar os Estados membros e estes, em função da legislação nacional, é que penalizam os fabricantes.

EA // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Redução das taxas de IRS aplica-se a todos os rendimentos de 2024

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, anunciou esta sexta-feira que a redução das taxas de IRS vai aplicar-se a todos os rendimentos auferidos desde 01 de janeiro de 2024.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.