Bolsas europeias negoceiam em alta no início da sessão, Londres é exceção

| Economia
Porto Canal com Lusa

Redação, 08 dez (Lusa) -- As bolsas europeias negociavam hoje positivas no início da sessão, à exceção de Londres, que registava perdas, no dia em que a Comissão Europeia anunciou o acordo sobre os termos do 'divórcio' com o Reino Unido.

Pelas 08:30 (hora de Lisboa), o Eurostoxx 50, índice que representa as principais empresas da zona euro, estava a subir 0,69% para os 3.597,94 pontos.

Por seu lado, a bolsa de Londres registava perdas ligeiras de 0,02% para 7.319,26 pontos.

As restantes principais bolsas europeias estavam a negociar com ganhos entre os 0,57% (Paris), os 0,74% (Milão), os 0,87% (Frankfurt) e os 0,90% (Madrid).

Lisboa seguia com o principal índice, o PSI20, alinhado com a generalidade das congéneres europeias, a subir 0,33% para os 5.409,39 pontos.

A Comissão Europeia anunciou hoje que chegou a um "acordo equilibrado" com o Reino Unido sobre os termos do 'divórcio' entre as partes (o chamado 'Brexit') e decidiu recomendar aos Estados-membros que se passe à segunda fase das negociações, sobre as futuras relações.

A recomendação de Bruxelas baseia-se no relatório conjunto acordado pelos negociadores da Comissão e do Governo do Reino Unido, que foi hoje subscrito pela primeira-ministra Theresa May durante uma reunião, em Bruxelas, com o presidente do executivo comunitário, Jean-Claude Juncker.

Segundo Bruxelas, foram efetuados "progressos suficientes" nos três domínios prioritários: direitos dos cidadãos, diálogo sobre a Irlanda/Irlanda do Norte e acordo financeiro com o Reino Unido, considerando o negociador-chefe da UE, Michel Barnier, que "serão protegidas as opções de vida dos cidadãos da UE que vivem no Reino Unido".

Se os chefes de Estado e de Governo da UE, que se reúnem em Bruxelas na próxima semana, concordarem com a avaliação da Comissão, poderão então ter início "de imediato" os trabalhos para a segunda fase das negociações, referente à futura relação (designadamente comercial) entre União a 27 e Reino Unido.

ANE (ACC) // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.