Moody's tira depósitos do BPI do 'lixo'

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 07 dez (Lusa) - A Moody's reviu hoje em alta o 'rating' dos depósitos do BPI, que saem assim do nível de 'lixo', e melhorou a nota da dívida de longo prazo do banco, que está a um passo do nível de investimento.

A agência de notação financeira indicou hoje que o 'rating' dos depósitos de longo e curto prazo subiram de 'Ba3' para 'Baa3', ficando assim num nível considerado de investimento de qualidade e não especulativo, o chamado 'lixo'.

Também o 'rating' da dívida de longo prazo do BPI subiu, continuando no entanto num nível de investimento especulativo: a classificação da dívida sénior não garantida passou de 'Ba3' para 'Ba1', estando a um nível da saída do 'lixo'.

A Moody's melhorou ainda a perspetiva dos 'ratings' do banco, de estável para positiva, sinalizando que poderá voltar a subir as notas atribuídas ao banco português.

Esta revisão em alta dos 'ratings' do BPI "reflete a combinação de vários fatores", nomeadamente as melhorias alcançadas nos fundamentais financeiros do banco desde que o espanhol Caixa Bank assumiu a maioria do capital em fevereiro de 2017.

Também a "integração mais próxima em curso" do BPI no grupo foi tida em consideração pela avaliação agora feita pela Moody's.

A perspetiva positiva reflete "a pressão ascendente" que se pode desenvolver na dívida de longo prazo e nos 'ratings' dos depósitos.

Isto "se as tendências positivas atuais sobre fundamentos financeiros do banco se consolidarem ao longo do período do da perspetiva", acrescenta a agência de notação financeira.

ND // JNM

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Boas ou más notícias para o crédito à habitação? Taxas Euribor com novas atualizações

A taxa Euribor desceu esta quinta-feira a três e a seis meses e subiu a 12 meses face a quarta-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.