ANMP satisfeita com pagamento de dívidas da Educação

| Política
Porto Canal / Agências

Viseu, 06 jun (Lusa) -- O presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), Fernando Ruas, congratulou-se hoje com o pagamento de dívidas do Ministério da Educação às autarquias, porque muitas já não tinham condições para continuar a adiantar verbas.

O ministro da Educação, Nuno Crato, disse na quarta-feira no parlamento que vão ser pagos 25 milhões de euros às autarquias relativos a encargos de 2011.

"Temos estado a saldar dívidas antigas. Neste momento vamos pagar mais 25 milhões de euros, que dizem respeito a 2011", disse o ministro, durante uma audição na Comissão de Educação.

Fernando Ruas contou aos jornalistas que a ANMP vinha há já algum tempo "a reclamar a necessidade do seu pagamento" junto do gabinete de Nuno Crato.

"É boa notícia, justa. As câmaras têm financiado um pouco aquilo que é competência da administração central", frisou, referindo que muitas câmaras se queixaram à ANMP dizendo "que não podiam suportar muito mais este adiantamento e até a ameaçarem que iriam deixar de garantir esse serviço".

Segundo o autarca, que também preside a Câmara de Viseu, essas verbas do Ministério da Educação têm sido sempre pagas com atraso.

"O ideal era que elas estivessem pagas a tempo e horas, mas pelo menos que sejam pagas, porque são dinheiros que as autarquias adiantam numa responsabilidade que não é sua", sublinhou.

AMF // ZO

Lusa/fim

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

Milhares na rua e Marcelo atacado com herança colonial

Milhares, muitos milhares de pessoas saíram esta quinta-feira à rua para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, no parlamento a direita atacou o Presidente por causa da herança colonial e Marcelo fez a defesa da democracia.

25 de Abril. A carta do Presidente dos Estados Unidos para Portugal

O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, congratulou esta quinta-feira Portugal pelo “espírito corajoso” com que fez a Revolução dos Cravos, há 50 anos, que permitiu o regresso da democracia.