Banco Europeu Investimento saúda "excelente escolha" do Eurogrupo

Banco Europeu Investimento saúda "excelente escolha" do Eurogrupo
| Economia
Porto Canal com Lusa

O presidente do Banco Europeu de Investimento (BEI), Werner Hoyer, saudou esta terça-feira a eleição de Mário Centeno para a presidência do Eurogrupo, considerando que se tratou de "uma excelente escolha".

"Mário Centeno é uma excelente escolha para presidente do Eurogrupo. Está a servir bem o seu país, a consolidar a crescente reputação de Portugal como uma história económica de sucesso", comentou Hoyer, num comunicado hoje divulgado em Bruxelas, no dia seguinte à eleição do ministro português como presidente do fórum informal de ministros das Finanças da zona euro.

Recordando que Centeno é também presidente do Conselho de Governadores do BEI - que compreende todos os ministros das Finanças da União Europeia -, o presidente da instituição comenta que o ministro português tem igualmente ajudado o banco da UE a consolidar a sua forte tradição e a contribuir para o sistema económico e financeiro da União.

"Estou desejoso de trabalhar com ele neste seu novo papel, bem como continuar a cooperar com ele enquanto presidente do BEI", conclui Werner Hoyer.

Centeno foi eleito na segunda-feira presidente do Eurogrupo para um mandato de dois anos e meio, a ter início em 13 de janeiro próximo, ao impor-se na segunda volta da eleição realizada na reunião do fórum de ministros das Finanças da zona euro.

Mário Centeno torna-se o terceiro presidente da história do Eurogrupo, depois do luxemburguês Jean-Claude Juncker (2005-2013) e do holandês Jeroen Dijsselbloem (2013 até ao presente).

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.