Situação na Síria é "mancha na consciência mundial" -- Durão Barroso

| Mundo
Porto Canal / Agências

Bruxelas, 06 jun (Lusa) -- O presidente da Comissão Europeia disse hoje que a situação na Síria representa "uma mancha na consciência mundial" e todos têm o "dever" de agir, em busca de uma solução política que ponha fim à violência.

Numa declaração divulgada em Bruxelas, José Manuel Durão Barroso reiterou que a situação na Síria é "a maior crise humanitária da última década", recordou o crescente apoio, humanitário e não humanitário, que a União Europeia tem dado, incluindo aos países vizinhos, e apelou a outros doadores que estejam igualmente "à altura das circunstâncias", mas frisou que aquilo que é realmente urgente encontrar é "uma solução política".

"Sabemos que apoio humanitário é apenas um paliativo. O que precisamos é de uma solução política para o conflito que garanta o fim da violência", disse, acrescentando ser fundamental "um acesso humanitário sem restrições e incondicional", assim como "um Governo de transição inclusivo".

Desde o início do conflito, em março de 2011, a guerra civil na Síria já causou mais de 80 mil mortos, de acordo com dados das Nações Unidas.

ACC/CSJ // MLL

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.