Orçamento da União Europeia para 2018 é formalmente adotado

| Economia
Porto Canal com Lusa

Bruxelas, 30 nov (Lusa) -- O Conselho da União Europeia (UE) e o Parlamento Europeu aprovaram hoje o orçamento comunitário para 2018, que fica assim formalmente adotado, foi divulgado em Bruxelas.

O orçamento da UE para 2018 prevê 160,1 mil milhões de euros para compromissos -- uma subida de 0,2% face ao deste ano -, deixando uma margem de 1,6 mil milhões para necessidades imprevistas.

Para os pagamentos está orçamentada uma quantia de 144,7 mil milhões de euros, mais 14,1% do que no orçamento em vigor, uma vez que no próximo ano deverão acelerar os programas cuja conclusão está prevista para 2020.

O investimento no crescimento inclusivo é a área com maior fatia orçamental, num total de 77,5 mil milhões de euros em compromissos e 66,6 em pagamentos, seguindo-se o crescimento sustentável, com 59,2 mil milhões e 56,0 mil milhões de euros, respetivamente.

O programa para a investigação e inovação Horizonte 2020, tutelado pelo comissário Carlos Moedas, vai receber mais 8,4% no próximo ano, num total de 11,2 mil milhões.

IG // MSF

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.