Desemprego da zona euro cai para 8,8% em outubro, valor mais baixo desde janeiro 2009

Desemprego da zona euro cai para 8,8% em outubro, valor mais baixo desde janeiro 2009
| Economia
Porto Canal com Lusa

A taxa de desemprego recuou, em outubro, para os 8,8% na zona euro e os 7,4% na União Europeia (UE), valores que não se registavam desde janeiro de 2009 e novembro de 2008, respetivamente, segundo o Eurostat.

A taxa de desemprego na zona euro em outubro (8,8%) recuou quer em termos homólogos (9,8% no mesmo mês de 2016), quer face a setembro (8,9%), de acordo com o gabinete de estatísticas da UE.

No conjunto dos 28 Estados-membros, o desemprego caiu para os 7,4%, face aos 8,3% homólogos e aos 7,5% de setembro.

Entre os 28, as taxas de desemprego mais baixas foram registadas, em outubro, na República Checa (2,7%), em Malta (3,5%) e na Alemanha (3,6%) e as mais altas na Grécia (20,6% em agosto) e Espanha (16,7%).

Em termos homólogos, o desemprego recuou em todos os Estados-membros à exceção da Finlândia, onde se manteve estável.

As baixas mais relevantes observaram-se em Chipre (de 13,1% para 10,2%) e na Grécia (de 23,4% para 20,6% entre agosto de 2016 e de 2017).

Em Portugal, a taxa de desemprego foi, em outubro de 8,5%, estável face a setembro, mas abaixo dos 10,6% homólogos.

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.