Letónia torna-se o 18.º membro da zona euro

Letónia torna-se o 18.º membro da zona euro
| Economia
Porto Canal

A zona euro passa hoje a contar com 18 membros, com a adesão formal da Letónia a acontecer seis meses depois de ter recebido o derradeiro aval dos ministros das Finanças da União Europeia (UE).

O processo da adesão da Letónia ao grupo dos países da moeda única começou no dia 05 de junho de 2013, com uma proposta formal apresentada pela 'Comissão Barroso', baseada no "relatório de convergência" elaborado pelo executivo comunitário, segundo o qual a Letónia "atingiu um alto nível de convergência económica sustentável com a zona euro".

Seguiu-se o aval dos chefes de Estado e de Governo da UE - que felicitaram o país báltico "pelo grau de convergência que conseguiu, graças a boas políticas económicas, orçamentais e financeiras - do Parlamento Europeu e dos ministros das Finanças europeus.

A Letónia é o sexto dos "novos" Estados-membros (os 12 países que aderiram à União Europeia em 2004 e 2007) a adotar o euro como moeda, depois de Eslovénia (2007), Chipre e Malta (2008), Eslováquia (2009) e Estónia (2011) já se terem juntado a Alemanha, Áustria, Bélgica, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Irlanda, Itália, Luxemburgo e Portugal.

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.